Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
premio-muranyEstão abertas as inscrições para o Prêmio Péter Murányi 2011, que contemplará trabalhos em “desenvolvimento científico e tecnológico”. O vencedor receberá R$ 150 mil e, de acordo com os organizadores, a escolha se baseará “no caráter inovativo da pesquisa, aplicabilidade prática e contribuição para a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem ao sul do paralelo 20 de latitude norte, especialmente a brasileira”. A Fundação Péter Murányi, que promove a premiação, selecionou 906 instituições de pesquisa brasileiras e 275 do exterior para que indiquem até dois trabalhos científicos realizados por seus pesquisadores para concorrer ao prêmio.
Essas instituições estão sendo comunicadas e podem manifestar interesse em participar até o dia 15 de agosto. Os trabalhos científicos devem ser enviados até 30 de setembro.

Na primeira etapa da seleção uma comissão de especialistas selecionará três finalistas. Em seguida, um júri escolherá por meio de voto secreto o vencedor entre os três. Os outros dois finalistas receberão diploma de menção honrosa.

Concedido anualmente, o Prêmio Péter Murányi contempla de maneira alternada a pesquisa em quatro categorias: desenvolvimento científico e tecnológico, alimentação, educação e saúde. A cerimônia de premiação será em abril de 2011, na cidade de São Paulo.

Idealizado pelo empresário húngaro que lhe dá o nome, o prêmio foi lançado em 2002. A primeira edição teve como vencedor o professor Sérgio Henrique Ferreira, do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP),

O pesquisador identificou no veneno da jararaca agentes capazes de tratar males como a hipertensão e a insuficiência cardíaca, o que possibilitou o desenvolvimento do captopril, um dos mais importantes medicamentos usados no mundo no tratamento da hipertensão.

Mais informações: www.fundacaopetermuranyi.org.br

Agência FAPESP