Cursos e Palestras

A Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale (Fatec Itaquera) está com inscrições abertas para o curso de extensão Técnicas de Leitura e Documentação para Fins Acadêmicos. O curso, presencial e gratuito, enfocará técnicas de leitura e documentação aplicadas à realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos em geral, destinando-se principalmente a estudantes e pesquisadores. As aulas ocorrerão às terças-feiras, das 16 às 18h, de 3 de setembro a 10 de dezembro de 2019.

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove a 11ª edição do Seminário de Atualização Pedagógica (Semape) e o 9º Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas, que ocorrem no dia 29 de agosto, no Centro de Eventos, Campus I. O tema dessa edição será “O professor como produtor de currículo” e seu principal objetivo é colocar em debate questões pertinentes às ações dos professores na escola de educação básica, fundamentando-se na proposta de educação integral, colocada na Base Nacional Comum Curricular.

O mestrado em Relações Internacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) recebe inscrições para o processo seletivo de alunos regulares até o dia 22 de setembro. São 22 vagas em três linhas de pesquisa. As informações completas podem ser encontradas no edital PPGRI 001/2019 disponível em http://bit.ly/mestradoRI. Inscrições e curso são gratuitos. 

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) recebe alunos de Engenharia de todas as instituições para a quinta edição da sua Semana de Engenharia (SIEng 2019), que acontece de 17 a 23 agosto, no campus da PUC-RIO, na Gávea. A programação oferece mais de 60 atividades, entre minicursos, visitas técnicas e palestras de empresas como IBM, GSK, Ambev, B2W, Rock in Rio, Coca-Cola, Construtora Queiroz Galvão, Bayer, Lojas Americanas, BOCOM BBM, B2W, entre outras.

O 1º Workshop de Pós-Graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) será realizado no dia 29 de agosto de 2019, no Hemocentro de Ribeirão Preto (SP). A iniciativa tem como objetivo reunir discentes e docentes dos programas de pós-graduação da FMRP. A programação inclui palestras com destaque para o empreendedorismo e inovação, terapia celular e medicina de precisão, além da divulgação de projetos e produções científicas. 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), organiza o curso de difusão científica Como Apresentar Resultados Científicos, Textos, Apresentações e Currículos, de 12 a 15 de agosto de 2019, em Campinas (SP). O curso abordará tópicos como as diferentes formas de apresentar resultados de trabalhos científicos em textos, artigos, relatórios, teses ou apresentações. Também serão discutidos a carreira de professor e de pesquisador científico e o preparo de currículos e oportunidades. 

Organizada pelo Instituto de Física da USP (IFUSP) e apoiada oficialmente pela FAPESP, realiza-se entre os dias 22 de julho e 02 de agosto do corrente ano a São Paulo School of Advanced Science on Atmospheric Aerosols: Properties, Measurements, Modeling, and Effects on Climate and Health. O principal objetivo desta escola é fornecer aos jovens cientistas conhecimentos avançados sobre propriedades, medidas, modelagem e efeitos sobre o clima e a saúde dos aerossóis, promovendo, em simultâneo, uma interação com cientistas oriundos de diversas partes do mundo no sentido de desenvolver redes colaborativas. 

A Universidade do Vale do Sapucaí está com edital aberto para processo seletivo do mestrado em Bioética em Pouso Alegre, Minas Gerais. O processo seletivo do Mestrado em Bioética consiste em:
- Avaliação de Currículo Lattes atualizado
- Entrevista
- Prova Escrita (assunto relacionado à Bioética)

Com o tema "Catástrofes e crises do tempo", será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, o IX Historicidades dos Processos Comunicacionais. O evento reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa de diferentes instituições, como UFRJ, Fiocruz, UFMG, UFBA, UFRB, UFOP e UFPI, que se dedicam ao estudo do tempo como categoria para compreensão dos fenômenos e produtos da Comunicação. A cobertura televisiva do desastre de Mariana, as reportagens sobre o “Massacre de Suzano”, a Aids nas narrativas de comunicação, as formas como o jornalismo vem representando as crises de nossos tempos:

Para celebrar os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, no dia 15 de abril — quando também se comemora, mundialmente, o Dia da Pesquisa Científica e Tecnológica Italiana — o Istituto Italiano di Cultura e o Centro Técnico Científico da PUC-Rio realizarão uma conferência em sua homenagem: “Leonardo da Vinci: visionário, inventor ou cientista moderno?”. O evento abordará questões sobre ciência e tecnologia e a influência desse grande gênio no pensamento científico atual.

Com 14% da população com mais de 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil continua sendo um país de jovens. No entanto, a tendência é que siga envelhecendo cada vez mais rápido. Na avaliação de pesquisadores e especialistas que participam do segundo episódio do programa Ciência Aberta em 2019, com lançamento nesta terça-feira (09/04), o país não se preparou para o aumento na proporção de idosos, que era de 10,8% em 2010 e de apenas 4,1% em 1940. O programa é uma parceria da FAPESP com o jornal Folha de S. Paulo.