Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
MIC college irlandaA CAPES abriu vagas para 30 profissionais de educação ingressarem em um curso de pós-graduação em gestão e liderança educacional na Irlanda em setembro de 2023. As inscrições estão abertas até 20 de janeiro de 2023 para um processo seletivo que inclui um programa de inglês online de oito semanas em março de 2023, ministrado pela Mary Immaculate College (MIC). Este é o segundo de três programas financiados pela CAPES em parceria com a faculdade irlandesa.
Os interessados estão convidados a participar de uma webinar informativa, marcada para o dia 5 de janeiro, às 11h (Brasília) pela Mary Immaculate College, com a participação da CAPES.  

Na fase inicial de seleção, 120 educadores participarão do programa de inglês online de dois meses e aqueles com os níveis mais altos de proficiência serão financiados para concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos. Todos os profissionais que concluírem o curso inicial de inglês de oito semanas receberão certificação por sua participação, desde que atendam a todas as horas e concluam todos os trabalhos exigidos.

O Diploma de Pós-Graduação em Mentoria e Liderança em Escolas (Internacional) é um programa de 360 horas que ajuda educadores a desenvolver maior conhecimento, habilidades e insights sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. O programa é projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.

Os selecionados estarão na Irlanda de setembro de 2023 a maio de 2024 para estudar uma variedade de módulos na que incluem: Estilos e perspectivas sobre lideranças; Aprendizagem e tutoria de professores; Liderança e mudança curricular; Liderança no contexto das escolas como organizações, entre outros. Os trinta professores selecionados concluirão mais aulas de inglês online durante os meses de julho e agosto de 2023 e receberão suporte adicional de 'inglês para fins acadêmicos' durante todo o estadia no país.

O Presidente da Mary Immaculate College, Professor Eugene Wall, tem orgulho de continuar esse importante relacionamento com a CAPES. “Tivemos uma experiência maravilhosa recebendo lideranças das escolas brasileiras em 2019. Estamos muito felizes em continuar com esta parceria com a CAPES que é benéfica para ambos os países.”

O Professor Wall explicou como a Irlanda fez grandes avanços após um investimento sustentado em educação. “Na Irlanda, conseguimos transformar nossa história econômica, graças em grande parte ao investimento em educação. Estamos extremamente orgulhosos de termos sido escolhidos pelo governo brasileiro para que possamos compartilhar nossa experiência e conhecimento. Estamos ansiosos para compartilhar e aprender com os excelentes professores selecionados para essas bolsas.”

A Coordenadora Geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas na CAPES, Lorena Lins Damasceno disse: “A parceria com a Mary Immaculate College possibilita trazer ainda mais conhecimento e oportunidades para nossos educadores e assim desenvolver melhores resultados na educação básica do Brasil.”

Clique aqui para se inscrever no webinar, as vagas são limitadas. (Edital no 43/2022)

Sobre a Mary Immaculate College
A Faculdade Maria Imaculada (Mary Immaculate College - MIC) é uma Faculdade de nível universitário com vínculos acadêmicos com a Universidade de Limerick, localizada na terceira maior cidade da Irlanda, Limerick. A faculdade multicampi tem mais de 5.000 alunos matriculados em cursos de educação e artes liberais nos níveis de graduação e pós-graduação. A MIC é a maior faculdade de formação de professores na ilha da Irlanda, formando mais de 800 professores anualmente. Os graduados da MIC representam quase 40% dos professores que lecionam atualmente no sistema de educação básica irlandês.

A MIC é reconhecido internacionalmente como um centro de excelência para educação inicial de professores e desenvolvimento profissional contínuo para professores e dirigentes escolares até e inclusive o nível de doutorado. Os ex-alunos da MIC ensinam em todo o mundo nas áreas de ensino básico, educação especial, educação de adultos e educação continuada. A MIC mantém parcerias acadêmicas com várias universidades brasileiras, incluindo PUC São Paulo, PUC Rio Grande do Sul, UFF, UFMG, UFOP e USP.

Sobre a parceria com a CAPES
A parceria entre a CAPES e Mary Immaculate College começou em 2018, quando trinta professores premiados pela atuação deles no ensino básico brasileiro passaram uma semana na Irlanda, analisando o sistema educacional do país europeu. Em 2019, a Mary Immaculate recebeu 19 líderes educacionais brasileiros que completaram o Diploma de Pós Graduação em Mentoria e Liderança em Escolas (Internacional). Apesar de alguns retornarem mais cedo do previsto por conta da pandemia, todos completaram o programa online e ficaram empolgados com a experiência. O programa auxiliou não somente na trajetória profissional mas também nas vidas pessoais. Dos dezenove professores, sete seguiram para o nível de mestrado do curso, em módulo online. O projeto atual representa o segundo de três editais previstos na parceria entre Mary Immaculate College e a CAPES.

Sobre a Irlanda
A Irlanda é um exemplo de sucesso em termos de progresso educacional. A pequena ilha situada no litoral oeste da Europa mudou a própria história através de décadas de investimento contínuo na educação. O que era uma nação que mandou milhares de jovens para países no exterior em busca de emprego e de uma vida melhor, hoje virou ao contrário – um destino cheio de oportunidades para milhares de jovens do mundo inteiro.

Irlanda representa a economia com crescimento mais rápido da Europa, e é um núcleo multicultural de inovação e criatividade. Jovens de todos os cantos do mundo estão escolhendo a Irlanda como uma base para estudar, viver e trabalhar. Empresas globais escolhem a ilha esmeralda como a sede europeia deles, empregando os graduados das universidades do país todo ano. A transformação do país em poucas décadas foi através do investimento em educação, e a Mary Immaculate College ficou sempre na frente das alterações necessárias para que a Irlanda chegasse a ter um dos melhores índices de educação.

O sistema de ensino na Irlanda (primário, secundário, e de ensino superior) é reconhecido como uma das melhores no mundo pela praticidade e agilidade das metodologias de ensino.