Notícias do Campus

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está trabalhando com autoridades regionais e do município de Lajeado em iniciativas relacionadas ao coronavírus, como a compra de testes para verificar a contaminação pelo vírus, a disponibilidade de teleatendimento psicossocial à população e a produção de máscaras e aventais para serem doados a profissionais da área da saúde. Ao integrar o Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado, representantes da Univates também trabalham no planejamento das medidas a serem adotadas, o que inclui a destinação de parte da estrutura da Universidade para receber atendimentos de saúde. 

ufpel logoHospital de referência municipal para tratar os pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19), o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel/EBSERH) reorganizou sua estrutura assistencial, administrativa e de ensino para atender à situação emergencial da pandemia que nesse momento chega a Pelotas. A principal medida foi a criação de uma unidade específica e isolada para os pacientes infectados, com 23 leitos, e a formação de uma equipe treinada e exclusiva para o atendimento desta ala. 

uneb logoApós a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), inúmeras notícias falsas começaram a circular na internet provocando um cenário de desinformação sistemática e pânico. Com o intuito de disseminar o conhecimento científico e combater as fake news sobre a pandemia, Arlindo Matheus, egresso do curso de Ciências Biológicas, do Campus IX da UNEB, em Barreiras, desenvolveu o aplicativo “Quarentena Informada”. 

De acordo com a décima edição do QS World University Rankings by Subject, a Universidade de São Paulo (USP) possui mais departamentos ranqueados do que qualquer outra universidade da América Latina. A edição de 2020 da análise global de desempenho universitário da QS mostra que a USP está presente em 40 dos 48 rankings por disciplina - mais do que qualquer outra instituição latino-americana. A performance da USP se manteve estável de forma geral. Dentre os 40 rankings em que se classificou, subiu de posição em 5 disciplinas e caiu em outras 5. Seu melhor desempenho foi observado no ranking da área de Odontologia, em que passou da 20ª para a 18ª posição. 

ufpr logoApós a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) mantém o calendário de registro para os candidatos aprovados no processo seletivo. Os resultados foram liberados nesta terça-feira (28) e estão disponíveis no site do SiSU. Os estudantes podem consultar o desempenho por meio do boletim do candidato ou diretamente nas listas de selecionados para cada curso. 

Um dos centros mais relevantes em pesquisas médicas no mundo, o Karolinska Institutet, da Suécia, quer firmar novas parcerias com o Brasil, inclusive com instituições do Estado de São Paulo, com vistas a gerar inovações na área da saúde. O instituto sueco, responsável pela escolha dos ganhadores do prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia, firmou, no fim de 2018, um acordo de cooperação com a FAPESP, no qual as instituições se comprometem a financiar pesquisas colaborativas entre pesquisadores do Estado de São Paulo e do Karolinska Institutet. 

Linamara BattistellaA médica fisiatra Linamara Rizzo Battistella, professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e idealizadora da Rede Lucy Montoro, tomou posse como membro efetivo da National Academy of Medicine, dos Estados Unidos. A indicação se deu em setembro de 2018, e a nomeação ocorreu em outubro de 2019, em uma cerimônia em Washington. Pela primeira vez uma brasileira ocupa a posição. Victor Dzaun, presidente da academia, salientou a contribuição que a atuação de Battistella terá para as áreas da Saúde, Medicina e a Ciência no mundo. 

O prazo para a submissão de trabalhos para o dossiê Fake news e saúde foi prorrogado para o dia (15/12). A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e a publicação está prevista para março de 2020. Conforme os editores convidados desta edição, Marco Roxo e Seane Melo, o dossiê pretende discutir diversas abordagens relacionadas com a temática Fake News e os sistemas de mídia, privilegiando a interface com o campo da saúde, “como, por exemplo, as políticas públicas relacionadas as campanhas de vacinação e de combate às arboviroses e as políticas de responsabilização do indivíduo nas ações de promoção à saúde”, completa Marco Roxo.

O gabarito do Vestibular de Verão 2020 da Universidade de Passo Fundo (UPF) já está disponível. Para acessá-lo, clique no http://bit.ly/gabarito-upf-2020
Divulgação dos aprovados
A divulgação dos aprovados será feita a partir das 11 horas de domingo, dia 17 de novembro, no site vestibular.upf.br, na Área do Candidato. Nesse local, o vestibulando poderá visualizar o seu boletim de desempenho, que contém a sua classificação geral no curso, média e acertos por matéria.

Termina nesta terça-feira, 5 de novembro, o prazo para inscrições ao Vestibular PUC Minas 2020, pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem feitas pela internet, no pucminas.br, e o pagamento do boleto até o dia 6. Para os candidatos que concorrem às bolsas integrais para o Curso de Medicina nos campi Contagem e Poços de Caldas, o resultado será divulgado até esta sexta-feira, 1º de novembro. Para todos os demais, a divulgação do resultado será até o dia 18 de novembro. 

Um portal que reúne livros em formato digital, oferecendo aos internautas acesso livre a centenas de títulos com temáticas que interligam comunicação, informação, saúde pública e ciências sociais. Um acervo online que seleciona, organiza e disponibiliza obras que colaborem para o fortalecimento da ciência e do pensamento social no Brasil — e que possam ser compartilhadas, debatidas e lidas livremente, de forma gratuita. Assim é a Porto Livre, plataforma de livros em acesso aberto que será lançada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, na próxima quarta-feira (23/10), às 9h30.

A Unaerp destacou-se entre as melhores instituições de ensino superior em avaliações nacionais divulgadas recentemente. O RUF 2019 - Ranking Universitário Folha - classificou a Unaerp como a 7ª melhor universidade particular de São Paulo e a 20ª do País entre 92 avaliadas. Já no Guia da Faculdade, do Instituto Quero Educação e Estadão, a Universidade teve 27 cursos dos campi de Guarujá e Ribeirão Preto estrelados com 4 (muito bom) e 3 (bom) estrelas. 

UFSCar logoFotos históricas, boa música e emoção nos olhos de quem falou e de quem ouviu. Estes foram alguns dos ingredientes presentes na cerimônia que marcou a abertura das comemorações dos 50 anos da UFSCar. Logo no início da cerimônia, os presentes cantaram o Hino Nacional, viram manchetes de jornais e fotos dos primeiros anos da UFSCar. Em seguida foram apresentados o selo comemorativo, vinheta, e site das comemorações dos 50 anos. Foi também apresentado o slogan das comemorações: