Mostras e Exposições

scienza techO Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS ocupa a segunda posição entre os melhores museus do Brasil, segundo a Revista Viagem e Turismo. No ranking com vinte e três centros de cultura que valem uma visitinha, a publicação define o Museu como organizado e superinterativo, um espaço que transforma em brincadeira conceitos complicados de várias áreas da ciência. Criados para despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências, os equipamentos do acervo permanente e as exposições do MCT-PUCRS proporcionam experiências lúdicas e interativas.

ema klabin logoA partir do dia 1º de setembro, a casa-museu Ema Klabin, no Jardim Europa, ganha novos dias e horários para visitação. Funcionará de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana, a visita terá entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

ema klabin logoApós um recesso para a higienização do acervo, a casa-museu Ema Klabin retorna com suas visitas mediadas e a Quinzena do Livro que começa dia 19 de julho 2016. Os visitantes poderão conhecer livros raros, participar de palestras, uma oficina de monotipia e ainda visitar o acervo de mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial. A exposição "As Vozes do Livro" apresentará obras da coleção de Ema Klabin em diálogo com os ambientes da casa.

Butantan logoO Instituto Butantan modernizou a exposição de longa duração “O Mundo Gigante dos Micróbios”, do Museu de Microbiologia. A mostra interativa e tecnológica está com um novo sistema sonoro e recebeu adequações para tornar o espaço ainda mais atrativo ao público. Instalada em 2008 com o apoio da FAPESP, a exposição tem como público-alvo crianças com até 6 anos.

MedusaA mostra “CEBIMar 60 anos – Exposição de seres marinhos” está em cartaz até 31 de julho de 2016 no Museu Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo. A exposição é composta por imagens fotográficas feitas por pesquisadores do Centro de Estudos de Biologia Marinha (CEBIMar), com o objetivo de despertar no público o interesse na ciência e na vida marinha visando à preservação da diversidade de espécies.

Didracma rectoNo próximo dia 1º de março (terça-feira), será inaugurada, no espaço expositivo da Reitoria da USP, a exposição “Moedas da Antiguidade Romana nos Acervos da USP – Museu Paulista e Museu de Arqueologia e Etnologia”. A exposição, com cerca de 320 peças dos acervos dos dois Museus, procura demostrar alguns dos mais fascinantes aspectos da sociedade romana, a partir das diversas representações de Roma nas moedas, tais como os deuses, reis e heróis fundadores de Roma;

USP logoA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, os Museus e várias Unidades e Institutos Especializados da USP programaram atividades culturais para animar a Universidade durante o período de férias. São exposições, cursos, visitas monitoradas, palestras e oficinas que acontecem durante os meses de janeiro e fevereiro de 2016. A seguir, alguns dos destaques da programação:

Florestan FernandesA Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) exibe a exposição "Memórias de Florestan Fernandes: imagens de uma trajetória" até o dia 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no piso 5 da Biblioteca Comunitária (BCo), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A mostra exibe mais de 70 fotos que retratam a vida pessoal, acadêmica e política de Florestan, e integra o projeto "20 anos sem Florestan Fernandes".

istituto italiano culturaO Ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni, juntamente com o professor Arturo Dell’Acqua Bellavitis, Presidente da Fondazione Museo del Design da Triennale di Milano apresentam as possibilidades de participação na 21ª edição da Exposição Internacional Triennale di Milano aos profissionais de design, instituições públicas e privadas e estudantes.

unisul logoA Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) 2015 tem início na segunda-feira, 5/10, na Unisul Unidade Pedra Branca, em Palhoça. Além da palestra com o professor Walter Vicente Gomes Filho, diretor de pesquisa em ciências agrária e meio ambiente da FAPESC, haverá apresentação dos projetos desenvolvidos por alunos nos programas de pesquisa da Unisul, Artigo 170, Artigo 171, Puic, Pibic, Pibiti, Professor Inovador e PMUC, e duas exposições.

A nova exposição do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates, intitulada “Paleontologia: uma aventura muito além dos dinossauros”, tem como objetivo principal a valorização da paleontologia nacional e regional. Informações sobre a evolução das espécies, a dinâmica geológica do Rio Grande do Sul e os organismos que habitaram o território brasileiro em diferentes períodos do tempo geológico podem ser conferidas na exposição, inaugurada no dia 3 de setembro, durante a comemoração do Dia do Biólogo, realizada pelo curso de Ciências Biológicas.