Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para nove programas de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado): cinco Engenharias (Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção e também Química, de Materiais e Processos Ambientais), além de Informática, Metrologia, Matemática e Química. As aulas serão dadas a partir do primeiro semestre de 2020. De acordo com os últimos resultados da CAPES (quadriênio 2013-2016), dos 12 programas de pós-graduação Stricto Sensu do CTC/PUC-Rio avaliados, cinco conquistaram nota máxima e os outros seis ficaram um ou dois pontos abaixo, confirmando a excelência internacional da PUC-Rio na área de Exatas. 
A Universidade está entre as melhores do País e o CTC/PUC-Rio tem a reputação de ser um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem cerca de 1.120 alunos nos programas de pós-graduação. Os números são resultado de um investimento expressivo em pesquisa e equipamentos. Os alunos têm acesso a aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados, consolidando uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao desenvolvimento de pesquisadores para o Brasil. Atualmente, o corpo docente do CTC/PUC-Rio é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior.

Veja os detalhes de cada um dos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio:

Engenharia Civil - Inscrições até 30/11/2019 - Conceito 6 na CAPES
O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia. A primeira conta com dez linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fraturas de Materiais, Estrutura de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não Convencionais, Modelos Constitutivos, Métodos Variacionais e Computacionais e Novas Metodologias na Engenharia. Já a Geotecnia, possui cinco linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.
Mais informações: http://www.civ.puc-rio.br/admissao/

Engenharia Elétrica - Inscrições até 01/12/2019 - Conceito 7 na CAPES – Nota máxima
Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das cinco áreas de concentração: Eletromagnetismo Aplicado, Métodos de Apoio à Decisão, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Sistemas de Comunicações e Sistemas de Energia Elétrica.
Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/posgraduacao/apresentacao/

Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais - Inscrições até 24/11/2019 - Conceito 5 na CAPES
Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre três áreas de concentração: Engenharia Química (EQ), Materiais e Nanotecnologia (MN) e Processos Ambientais (PA), cada uma delas contemplando três Linhas de Pesquisa, a saber: EQ: Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos; Processos Químicos e Catálise; Processos Mínero-Metalúrgicos; MN: Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais; Desempenho e Integridade dos Materiais; Engenharia Microestrutural; PA: Química Verde; Tratamento de Águas e Efluentes Industriais; Tratamento de Resíduos. Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_materiais.pdf

Engenharia Mecânica - Inscrições até 30/11/2019 - Conceito 7 na CAPES – Nota máxima
Desde 2004, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Mecânica Aplicada, Petróleo e Energia e Termociências, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Excepcionalmente, neste semestre, não haverá prova de seleção online. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos. Não há taxa de inscrição.
Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao

Engenharia de Produção - Inscrições até 17/11/2019 - Conceito 5 na CAPES
As seis linhas de pesquisa oferecidas são: Planejamento de Sistemas de Produção e Operações, Programação e Controle de Sistemas de Produção e Operações, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística, Programação e Controle de Sistemas de Transporte e Logística. As pesquisas estão inseridas nas áreas de concentração de Gerência de Produção, Finanças e Análise de Investimentos, e Transporte e Logística.
Mais informações: http://www.ind.puc-rio.br/ensino/pos-graduacao-academica/apresentacao/

Informática - Inscrições até 11/11/2019 - Conceito 7 na CAPES – Nota máxima
O programa é nota máxima em todas as avaliações CAPES desde 2001. O curso de mestrado foi o primeiro do Brasil e o de doutorado, um dos pioneiros também no País. Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nos cursos das seguintes linhas de pesquisa: Bancos de Dados (BD), Ciência de Dados – Data Science (CD), Computação Gráfica (CG), Engenharia de Software (ES), Hipertexto e Multimídia (HM), Interação Humano-Computador (IHC), Linguagens de Programação (LP), Otimização e Raciocínio Automático (OTR), Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RCSD) e Teoria da Computação (TC).
Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br/wordpress/wp-content/uploads/2019/09/Edital-PG-INF-2020.1.pdf

Matemática - Inscrições até o dia 02/12/2019 - Conceito 7 na CAPES – Nota máxima
Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece oito linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.
Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao.htm

Metrologia (Mestrado) - Inscrições até 29/11/2019 - Conceito 5 na CAPES – Nota máxima
O Programa de Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) desenvolve pesquisas e forma recursos humanos qualificados em Metrologia e suas áreas correlatas. Em consonância com o caráter essencialmente multidisciplinar da Metrologia, o programa beneficia-se da conjunção de competências e infraestruturas laboratoriais existentes em diversos departamentos e unidades do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. O Mestrado aprimora a formação de engenheiros, físicos, químicos, estatísticos e profissionais interessados na Metrologia e suas áreas correlatas, capacitando-os para trabalhar a interface de suas especialidades com a ciência das medições. O programa estrutura-se em três grandes linhas de pesquisa: (i) Instrumentação e Medição, voltada à concepção, avaliação e aplicação de instrumentos e sistemas de medição inovadores, operacionalmente eficientes e metrologicamente confiáveis; (ii) Redes Inteligentes de Energia, perseguindo inovações tecnológicas da comunicação e informação para a configuração de redes inteligentes de energia e maior eficiência energética; e (iii) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade, voltada para o estudo de modelos e pesquisas empíricas de gestão estratégica da inovação e sustentabilidade corporativa, buscando-se evidenciar o papel da Tecnologia Industrial Básica (TIB) no ciclo de inovação das organizações.
Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_metrologia.pdf

Química - Inscrições até 22/11/2019 - Conceito 5 na CAPES
O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado – dez vagas - e Doutorado - cinco vagas. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.
Mais informações: http://www.qui.puc-rio.br/pos-graduacao/ingresso/