Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O cientista da computação Hans Kurt Edmund Liesenberg assumiu a direção do Instituto de Computação (IC) da Unicamp nesta sexta-feira (13), em cerimônia de posse realizada no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp. Ele terá como associado o professor Ricardo Anido.
A trajetória acadêmica do novo diretor teve início em 1976 no curso de graduação em ciência da computação da Unicamp, onde também tornou-se mestre em 1980. Liesenberg é doutor em engenharia elétrica pela University of Newcastle Upon Tyne (1985) e pós-doutor pela Universidade de Genebra (1997). 

As pesquisas do professor têm ênfase em metodologia e técnicas da computação, área na qual aborda temas como circuito impresso, ferramenta de sofware e traçado.

Em seu discurso de posse, Liesenberg enfatizou que, a principal tarefa neste início de mandato é ouvir cada segmento do IC para garantir uma administração com a participação de todos. “Existem horizontes diferentes: o de alunos, o de funcionários, o de professores, cada qual com seu próprio olhar, mas é necessário congregar para se enxergar mais longe”, diz. 

O diretor acrescentou que, diante da velocidade do avanço científico e tecnológico que se apresenta, é preciso pensar no desenvolvimento de pesquisas que contemplem a sociedade. “Precisamos atuar a serviço da sociedade”, diz. Acompanhar o avanço tecnológico é um dos desafios que Liesenberg tem consciência. 

Após assinar o termo de posse, o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, lembrou que alguns desafios passam por influências que não estão sob total controle das unidades de ensino e pesquisa, mas sim por um conjunto de coisas externas que implicam a área, entre elas uma possível crise econômica internacional, mas disse acreditar no desempenho da gestão de Liesenberg e Anido para o crescimento do Instituto de Computação.

Comunicação Social Unicamp