Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Alexandre FabriBuscando refletir em sua própria identidade visual os esforços continuamente empreendidos pela instituição em favor da evolução no ensino, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) apresenta à comunidade o novo conceito gráfico de sua marca. Agora, a marca Unileste alinha-se visualmente ao padrão de cores adotado pelas demais Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a União Brasiliense de Educação e Cultura (Ubec).
“Manteremos a simbologia cristã da Catedral de Brasília e o azul rei, cor associada à força intelectual. O vermelho foi abolido, uma vez que, no contexto da Rede Ubec, o mesmo distingue as instituições de ensino médio”, explica Alexandre Fabri, gerente de Marketing do Unileste.
 
Também como nas demais IES integrantes da Rede Ubec, agora o contraponto que confere dinamismo à marca é dado pela utilização de um tom mais claro de azul, à esquerda do logotipo. “Além disso, para dar mais leveza ao nome, abolimos o 'MG' anteriormente utilizado na sigla. Continuamos sendo o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, mas formalizamos a sigla Unileste, que sempre foi mais utilizada e melhor acolhida pela comunidade em geral”, comenta Alexandre.
 
A nova marca foi apresentada aos colaboradores da instituição em duas reuniões gerais, realizadas nas últimas quinta e sexta-feira (1º e 2/9). Embora a aplicação da nova identidade visual já tenha começado, a transição entre o antigo e o novo logotipo acontecerá gradualmente, evitando desperdício de recursos e favorecendo a disseminação do novo conceito entre os públicos que são cotidianamente expostos à marca.
 
Histórico
Ao longo de seus 42 anos de história, a instituição já foi representada por cinco marcas diferentes: UCMG (1969), PUC (1983), ICMG (1991) e Unileste-MG (com duas identidades visuais distintas, a primeira de 2001 e a segunda de 2005).
 
“As alterações anteriores foram motivadas por transformações administrativas, com troca das entidades mantenedoras da instituição. A modificação que estamos implementando é especial, porque reflete simplesmente o amadurecimento do Unileste, sua busca pela excelência, que requer aprimoramento, transformação, evolução constantes”, completa Alexandre Fabri.
 
Internamente, a alteração da marca foi bem aceita pelos colaboradores da instituição. “Achei de muito bom gosto as mudanças no logotipo”, opina Humberto Andrade Júnior, técnico de informática.
 
“A nova combinação de cores ficou muito harmoniosa e, associada ao design, proporciona maior destaque ao nome da instituição. Isso torna a marca mais perceptível ao público e, consequentemente, mais forte”, ressalta Gladiston Moreira de Assis Júnior, designer.