Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufu_logoA Universidade Federal de Uberlândia (UFU) por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina (FAMED) oferece, a partir do primeiro semestre de 2010, o curso de Mestrado Profissional Associado à Residência em Saúde. O anúncio foi feito pela - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no dia 06 de julho. Poderão participar do Mestrado, residentes da UFU. “O candidato deverá estar cursando o penúltimo ano da residência”, explica o professor Carlos Henrique Martins da Silva, coordenador do Programa.
Para a primeira turma serão ofertadas 25 vagas. O edital deve ser publicado em outubro. As provas deverão acontecer no final de novembro. As atividades da primeira turma começam em março de 2011.  O mestrado terá duração de 12 a 24 meses e três linhas de pesquisas: promoção da saúde, reabilitação da saúde e prevenção de agravos à saúde.

“O objetivo do mestrado profissional é desenvolver pesquisas que sejam transformadoras das práticas profissionais dos residentes, e assim, contribuir para a solução dos problemas de saúde mais presentes no nosso meio”, ressalta Martins.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina já oferece mestrado acadêmico desde 1996. Segundo o coordenador, o Mestrado Profissional trará diversos ganhos para a Instituição. “A possibilidade de redução do tempo da qualificação dos médicos na pós-graduação; visibilidade para UFU, Faculdade de Medicina e Programas de Residências Médica, por ser um dos poucos cursos de Mestrado Profissional nessa área, credenciado à Capes e será um estímulo para que outras unidades acadêmicas façam suas propostas de mestrado profissional”, ressalta Carlos Martins.

A notícia do novo Mestrado foi recebida com entusiasmo pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFU, Alcimar Barbosa. “Nossa expectativa é que tenhamos outras duas propostas de mestrado profissional, ao longo de 2011”, projeta.

Mais informações por meio do telefone (34) 3218 2389 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Agência de notícias Universidade Federal de Uberlândia