Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unilesteMG-logoAprimoramento, qualificação e atualização têm sido o norte da coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). Como prova disso, a jornalista e coordenadora dos cursos, Ana Cláudia Resende, recém-formada pelo curso de curta-duração em Roteiro Cinematográfico da reconhecida Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, acaba de ser aprovada pelo programa de doutorado em Artes Visuais/Cinema da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A comemoração pela conquista, segundo a coordenadora, veio em dose dupla. “Além da aprovação no doutorado, já estou comemorando um novo aceite da Escola Internacional de Cuba para o curso Realização de Documentários, no qual ingressarei em 2011. Tenho certeza de que esta busca por aprimoramento se refletirá na condução dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Unileste”, declara.

Como linha de pesquisa para o doutorado, Ana Cláudia pretende abordar uma nova tendência na produção audiovisual. “Vou pesquisar o documentário em animação, assunto pouco explorado pelos estudiosos, e que nasceu como tendência no campo da Comunicação Social nas décadas de 90 e 2000. Para isso, pretendo utilizar conhecimentos em Linguística, Sociologia, História e Comunicação”, explica.

Ana Cláudia é mestre em Artes Visuais, pela UFMG, e já atuou como repórter em empresas como Rede Globo, TV Alterosa, Band, Rede Minas e Sistema Salesiano de Videocomunicação. Ainda no campo audiovisual, trabalhou como editora do programa Globo Esporte, em 2004; produtora executiva da Rádio Inconfidência; e roteirista e produtora do filme Bodas de Campeonato, em 2001.


Em busca da excelência

Para Ana Cláudia, o reconhecimento e o bom índice de avaliação concedidos pelo Ministério da Educação (MEC) ao curso de Publicidade e Propaganda do Unileste, no início deste ano, demonstram que o caminho da busca pela excelência tem sido trilhado. “O curso de Publicidade foi reconhecido com nota 4, numa escala de avaliação que tem 5 como parâmetro máximo de qualidade. O curso de Jornalismo, por sua vez, já havia sido avaliado, alcançando nota máxima do MEC. Nossos indicadores de qualidade já são muito bons, o que não impede que busquemos sempre oportunidades de aprimoramento e atualização”, destaca a coordenadora.

Destaque no mercado
Como exemplos práticos da qualidade do ensino oferecido pelo curso de Comunicação Social do Unileste, recentemente, os egressos de Publicidade e Propaganda Ellen Villefer de Carvalho Almeida, Fernanda Patrícia Honorato Sanches, Jhonne Starlen de Souza e Natália Matias de Brito conquistaram o 1º lugar no Prêmio ANJ de Criação Publicitária, na categoria Estudantes de Comunicação Social.

Marcelo Leite Batista, do curso de Jornalismo, também reforçou a lista de conquistas do curso de Comunicação Social em 2010, alcançando 1º lugar no Concurso Nacional de Contos, promovido pelo Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi).

Como fatores que contribuem para o enriquecimento da formação dos alunos do curso e para o destaque dos mesmos no mercado de trabalho, Ana Cláudia cita o alto nível de qualificação dos professores e o foco na interdisciplinaridade. “Cerca de 80% dos docentes que compõem os cursos de Jornalismo e Publicidade do Unileste são mestres e doutores. E em cada um dos períodos da graduação, propomos aos alunos a realização de trabalhos interdisciplinares capazes de colocar em situação de diálogo conhecimentos apreendidos a partir de diferentes áreas”, completa.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais