Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em parceria com NanoTemper Technologies, promove o Workshop de caracterização de macromoléculas com foco em estabilidade estrutural e afinidade de interações, com uso de nanoDSF e termoforese em microescala. O evento será realizado em 21 de setembro 2016, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP. A iniciativa é gratuita e as inscrições devem ser feitas até 12 de setembro.

Inscreva-se

A termoforese em microescala é o movimento direcionado de partículas em um gradiente microscópico de temperatura, gerando informação sobre mudanças tanto na camada de hidratação de biomoléculas, quanto em suas estruturas e conformações. Estes efeitos são resultantes da modificação do movimento de moléculas pelo gradiente de temperatura, sendo utilizadas para a determinação de valores de afinidade de ligações entre estas biomoléculas.

O nanoDSF é proveniente de uma modificação do método de fluorimetria de varredura diferencial, também conhecido como Thermalshift, que prove medidas que determinam estabilidade térmica de proteínas, a qual pode ser medida por experimentos de desnaturação térmica ou química. Entretanto, no caso de nanoDSF, estas medidas são baseadas somente na fluorescência intriseca dos resíduos de triptofano e tirosinas presentes em proteínas, não necessitando de nenhuma sonda adicional.

Estas duas metodologias tem sido essenciais para a determinação de afinidades entre biomoléculas e medidas de estabilidade estrutural, sendo aplicadas em diferentes contextos, revelando informações importantes sobre amostras proteicas. Neste contexto, o LNBio e a NanoTemper Technologies estão organizando este workshop, focando na exposição e treinamento nas tecnicas de termoforese em microescala e nanoDSF. Durante este workshop serão apresentadas palestras que detalham sobre a teoria existente por trás de ambas as tecnicas, além de palestras que demonstram exemplos de suas aplicações. Mais ainda, será realizada uma sessão prática com experimentos, realizados nos equipamentos que serão disponibilizados para o workshop, na qual interessando estão convidados a trazer suas amostras.