Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
kant_immanuelO filósofo da razão, Emanuel Kant, volta ao centro de debates políticos, estéticos, religiosos e existenciais na área de humanas. Na quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de agosto, a Universidade Federal de Santa Catarina realiza, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte (Secarte) o III Colóquio Kant do Centro de Investigações kantianas, no mini-auditório do Centro de Ciências Filosóficas e Humanas da UFSC. A mesa-redonda de estreia, no dia 5, às 14h, enfoca o tema: Questões de estética em Kant.
As sessões de comunicação ocorrem na parte da manhã, das 9h às 12h, enquanto as mesas-redondas se estendem das 14h às 18h e as conferências das 19h às 22h.

O debate sobre a estética kantiana inicia com a palestra de Roberto Wu, professor de Filosofia da UFSC, intitulada: “Quando o sublime encontra o subterrâneo: sobre a vontade e o mal radical em Kant e Dostoiévski". Em seguida, a professora Maria de Lourdes Borges, secretária de Cultura e Arte da UFSC, fala sobre “Kant, Shakespeare e as paixões humanas”. Por último, Olavo Calabria Pimenta, da Universidade Federal de Uberlândia, aborda “As múltiplas faces da imaginação em Kant”.

Das 16h às 18h inicia a segunda mesa-redonda abordando as Questões de política em Kant. O colóquio reúne os professores Aylton Barbieri Durão, da UFSC, que fala sobre “Porque a democracia não pode dar origem à república” e Charles Feldhaus, da Universidade Estadual de Londrina, discorrendo sobre “Kant, segurança jurídica e aplicação de regras”.

Na sessão de conferências, Ubirajara Rancan de Azevedo Marques, da Universidade Estadual Paulista é o primeiro palestrante, com o colóquio: “A questão do inato em Kant”. Leonel Ribeiro dos Santos, da Universidade de Lisboa (Portugal), aborda “As metáforas da razão em Kant” e Mario Caimi, da Universidad de Buenos Aires, profere conferência sobre “A estrutura lógica do tempo segundo a doutrina do esquematismo”.

Às 14h do segundo dia do evento está prevista a mesa-redonda: Questões de teoria do conhecimento em Kant. Participam o professor da UFSC Marco Antonio Franciotti, com a palestra “Reabilitando a noção de argumentos transcendentais”, e Andréa Faggion, da Universidade Estadual de Maringá, abordando “Os limites da Segunda Analogia da Experiência como resposta de Kant a Hume”.

A mesa-redonda das 16h enfoca as Questões de ética em Kant. Darlei Dall´Agnol, professora da UFSC, fala sobre “A noção de respeito em Kant”. Denilson Luís Werle, também da UFSC, trata do “Construtivismo moral, fato da razão e liberdade. Rawls leitor de Kant”, enquanto Daniel Omar Perez, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná faz “Reflexões sobre antropologia em Kant”.

Na conferência de encerramento, Valério Rohden, da UFSC, profere palestra sobre “O conceito de ilusão nas Reflexões sobre a antropologia de Kant” e Margit Ruffing, da Universität Mainz, na Alemanha, discorre acerca do “Sentimento religioso em Kant”. A participação é gratuita e aberta ao público, com inscrições no local.

O evento foi organizado por uma comissão de professores de Filosofia composta por Aylton Barbieri Durão, Valério Rohden, Delamar Volpato Dutra e Darlei Dall’Agnol, todos da UFSC. Já o Comitê científico de avaliação das comunicações foi integrado por professores de diversas instituições: Valério Rohden (UFSC), Alessandro Pinzani (UFSC), Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (Unesp); Daniel Omar Perez (PUC-PR), Maria de Lourdes Borges (UFSC).

www.secarte.ufsc.br

Agência de Comunicação da UFSC