Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Realiza-se no próximo dia 5 de julho, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos, o evento cultural “A Seção Áurea e os Números de Fibonacci na Música e Outras Artes”. O evento contará com a presença do renomado pianista Caio Pagano, que intercalará sua apresentação com a palestra do docente e pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), Carlos Grossi.
Grossi falará sobre Leonardo Pisano Fibonacci (1170-1250), um talentoso matemático italiano da Idade Média, que formulou a “sequência de Fibonacci”, uma sequência de números em que cada novo termo é obtido pela soma dos dois anteriores. A razão entre termos consecutivos da sequência de Fibonacci se aproxima de um número conhecido como “razão áurea” que, curiosamente, está presente nas artes (pintura, música, arquitetura etc.) e nas ciências naturais.

Esses são os motes para que Pagano extraia de seu piano interpretações belíssimas e sumptuosas, que levarão os espectadores a cruzar o tempo e a memória em viagens que mergulham, por um lado, na linguagem universal da matemática e, por outro, no renascimento das ciências exatas, que remonta ao início da Idade Média.

No evento, serão interpretadas obras dos seguintes compositores:

Claude Debussy (1862-1918): Reflets dans l'eau / Hommage à rameau / Mouvement;
Franz Liszt (1811-1886): Sonetto del Petrarca / Valse oubliée / Rapsódia Húngara nº 10;

As entradas para o evento, que é organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), serão livres e gratuitas, não sendo necessária a aquisição e/ou apresentação de convites ou ingressos, procedendo-se a entrada dos espectadores por ordem de chegada.

Não serão distribuídos folders com a programação deste evento cultural, estando os mesmos disponíveis aos interessados para download, no site do IFSC/USP.