Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou o primeiro número da Revista Ipseitas. O periódico tem como objetivo acolher e divulgar a reflexão e produção acadêmica na área de Filosofia e publica artigos inéditos e/ou traduzidos, ensaios, resenhas e traduções. De acordo com Paulo Roberto Licht dos Santos, docente do Departamento de Filosofia da Universidade, a Ipseitas não é uma revista temática mas, sim, procura contemplar a diversidade de áreas e de interesses que têm marcado a filosofia.

“Sua aposta é, em última análise, o incentivo ao diálogo entre as diversas áreas e perspectivas filosóficas, contrapartida à crescente especialização que tem marcado a produção filosófica universitária”, explica.

Santos conta que a revista Ipseitas foi concebida pelos alunos do PPGFil e, assim como os demais periódicos da área, procura incentivar e divulgar a produção da pesquisa e da reflexão filosófica dos alunos de pós. No entanto, a revista também publica pesquisas de docentes. “Assim, o que é característica marcante da Ipseitas é a divulgação da pesquisa filosófica mais atual, em diferentes etapas de consolidação”, afirma.

Outra característica importante do periódico, segundo o docente, é a abertura para publicações do exterior. “Já no primeiro número, três artigos foram escritos por autores estrangeiros, sendo dois deles publicados em francês”, afirma. Por essa razão, o site da revista também está disponível em inglês e francês.

A revista tem periodicidade semestral e o fluxo da chamada é contínuo. A segunda edição já está pronta e a chamada para o terceiro número vai até 15 de agosto. A primeira edição e outras informações estão disponíveis no site da Revista Ipseitas, em www.revistaipseitas.ufscar.br.