Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Machado de AssisNa crônica Reforma pelo Jornal, Machado de Assis escreve que Todas as coisas estão em gérmen na palavra. [...] O verbo é a origem de todas as reformas. E foi assim também que Machado de Assis reformou a literatura em muitas línguas e tornou-se o próprio verbo da literatura brasileira. Em 2012 contabilizam-se 105 anos da morte do escritor.
E para que os quase 252 títulos produzidos por Machado em 69 anos de vida sejam relembrados e facilmente encontrados, a Biblioteca Digital do Ministério da Educação (MEC) e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL) da UFSC disponibilizaram digitalmente toda obra de Machado de Assis.

O projeto coordenado pelo professor e escritor Alckmar Santos e pela professora Deise Freitas teve inicio em 1994. De lá para cá foi dado início a pesquisa, catálogo, digitalização e disponibilização das obras do autor carioca. Muitos dos livros de Machado já estavam disponíveis na internet, porém apresentavam lacunas que precisavam ser completadas e imperfeições que necessitavam de correção. O portal é pioneiro e considerado o mais completo sobre o tema.

Para isso, criou-se uma plataforma confiável e segura para o acesso fácil dos textos. E para evitar que algum dia o mais expressivo escritor brasileiro caia em esquecimento, o site www.machadodeassis.ufsc.br dispõe, além das obras literárias do autor, também as memórias de uma literatura perdida nos tempos do papel.

Cânones regionais também possuem portal:

No ano passado foram disponibilizadas as obras de 320 autores catarinenses, num total de 2.578 arquivos digitalizados. Os títulos de autores consagrados da prosa e poesia de Santa Catarina como Alcides Buss, Cruz e Sousa, Cristovão Tezza, Lindolf Bell, Rodrigo de Haro e Salim Miguel podem ser encontradas no site www.portalcatarina.ufsc.br. O portal foi desenvolvido pelo NuPILL, NuLIME (Núcleo de Literatura e Memória) e o LAPESD (Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos).

Veja também www.literaturabrasileira.ufsc.br

Por Ricardo Pesseti/Bolsista de Jornalismo na Agecom UFSC