Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
udesc-logoA revista de estudos em artes cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Urdimento, alcançou o conceito A1 na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. A publicação, antes avaliada como B2, é atualmente a única revista de pós-graduação em teatro do Brasil com avaliação máxima.
“Batalhamos muito para isso. Eu, e os professores Maria Brígida [de Miranda] e Stephan [Arnulf Baungärtel], atuais editores da revista, trabalhamos numa boa dinâmica”, explica a coordenadora do Mestrado e Doutorado em Teatro da UDESC, Vera Collaço, com a permanente preocupação em destacar que o resultado é fruto do esforço de um grupo maior.

O trio de editores assumiu a revista há pouco mais de um ano e preparou algumas mudanças. O formato da revista, por exemplo, passou a ser A4 — maior do que as edições anteriores — e o aspecto visual foi reformado. “O Eder Somariva ficou responsável pelo novo layout que ficou muito mais moderno”. Vera também diz que foi dada atenção especial à qualidade e à quantidade das fotografias das últimas edições.

Critérios de peso

Segundo a coordenadora, a Urdimento evoluiu em aspectos específicos para atingir o conceito A1. Além de ser uma publicação semestral — exigência da CAPES para uma boa avaliação — com periodicidade rigorosamente respeitada, não tem característica endogênica, o que quer dizer que não são os próprios professores do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC que escrevem os textos publicados.

“A quantidade de artigos estrangeiros também foi revista. Esse assunto foi quase uma obsessão para a nossa equipe”, revela Vera, que explica que o conteúdo europeu traduzido por professores é inédito no Brasil. De acordo com a CAPES, o número de artigos estrangeiros deve corresponder a pelo menos 20% do número de artigos nacionais. A última edição da Urdimento chegou a 50%.

O novo desafio do grupo é manter a classificação. “O único obstáculo que teremos é a periodicidade. Ela deve ser semestral e regular, sem atrasos. Temos que ver os prazos da IOESC [Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina]”.

Classificações

A CAPES classifica as publicações dentro dos seguintes conceitos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. A classificação A1 é a mais alta, e a classificação C tem peso zero.

A última edição de Urdimento pode ser conferida pelo site http://www.ceart.udesc.br/ppgt/urdimento/2011/index_17.html. Mais informações com o Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (48) 3321-8353 (das 13h às 19h).