Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A ESAMC Santos promove até o próximo dia 17, das 8 às 22 horas, com visitação gratuita, a mostra fotográfica "Santos, lado B". Organizada por alunos de vários cursos, sob orientação da professora Vanice Ribeiro da Silva, a exposição está montada nas dependências da faculdade, localizada na rua Egydio Martins, 181, Ponta da Praia, Santos (SP). De acordo com a docente responsável, o público que vier conhecer o trabalho se surpreenderá com os olhares diversos sobre Santos. É um convite para parar e perceber a Cidade. Surpreender-se com aquilo que já se tem familiaridade. "O nome da exposição surgiu da ideia de mostrarmos a cidade de Santos de um modo híbrido, ambíguo, salientando o lado da cidade por vezes velado, não aparente ou latente, e que se distingue de um 'lado A', sempre presente. Procuramos singularizar a cidade por meio desse suposto contraste subjacente", adianta Vanice.
Segundo ela, essa é a primeira vez que acontece uma exposição em que ocorre uma 'ocupação' do prédio utilizando-se fotografias e com essa temática. Para capturar os momentos citadinos os estudantes utilizaram máquinas fotográficas digitais e analógicas, mesclando fotos em cores e PB (preto e branco).

Além de chamar a atenção da população, a exposição serviu para estreitar relacionamentos no ambiente acadêmico. "Este trabalho foi importante para promover o encontro de alunos com interesses em comum dentro da ESAMC Santos e que por acaso não se conheciam. Da mesma vontade de produzir algo e de pensar questões em comum, pessoas de cursos diferentes, bem como pessoas do mesmo curso, mas de diferentes semestres, puderam se conhecer e trocar experiências dentro da escola", salienta a professora.

Quem é a professora Vanice Ribeiro da Silva? Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Filosofia pela Universidade Católica de Santos, é professora universitária na Baixada Santista.

Tem estudado principalmente os modos como o ser humano é capaz de aprender e compreender o mundo, trabalhando dentro da filosofia com as áreas de epistemologia, lógica e filosofia da linguagem.

Interessada em Ciência e Tecnologias da Informação, tem pesquisado as associações entre os desenvolvimentos técnico-científicos com os campos da ética e da estética.

Atualmente ministra as disciplinas Filosofia e Sociologia nos cursos de Comunicação Social e Administração e a disciplina Sociologia Jurídica no curso de Direito, na ESAMC Santos.

Serviço:

Mostra fotográfica Santos, lado B
Local: ESAMC Santos (rua Egydio Martins, 181, Ponta da Praia, Santos)
Data: até o dia 17 de dezembro
Horário: das 8 às 22 horas
Gratuita