Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma rica e diversa mostra da produção científica da Unaerp e de universidades de Ribeirão Preto, região e de localidades mais distantes pode ser apreciada nos painéis expostos nos saguões dos Blocos G e H do campus da Unaerp, nessa quinta-feira, 11 de novembro. Mais de 200 pesquisas foram apresentadas e à tarde outras dezenas de painéis reúnem temas como direito dos idosos, qualidade da alimentação vegetariana ou imagem corporal e estado nutricional dos adolescentes.
A exposição e debates acerca dos painéis é uma das etapas da programação do 11o. Conic Unaerp. Através dessa mostra, pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e graduandos ficam sabendo sobre pesquisas relacionadas às sua áreas de interesse. “Em um Congresso como esse temos oportunidade de acesso a novos conhecimentos”, diz Jussara de Ávila Morais, autora do estudo que avalia a qualidade nutricional da alimentação vegetariana, e tem com co-autora Talita Carolina Tonetti. As estudantes da Unifran produziram uma pesquisa que tem sido muito elogiada e pretendem dar continuidade ao estudo no Mestrado.

O intercâmbio e a interdisciplinaridade de pesquisadores e áreas do conhecimento são também fatores que tornam o Conic tão rico e diverso. Estudando a relação entre a imagem corporal e o estado nutricional dos adolescentes, a nutricionista Michele Ghidini de Souza, formada pela Unaerp, tem um trabalho que transita pela  psicologia e pela nutrição. Suas orientadoras são a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Unaerp, Telma M. Braga Costa, e a professora Rita de Cássia M. Moreira, docente do curso de Psicologia também da Unaerp. Também participa do painel a professora doutora Maria Fernanda Laus, do Laboratório de Nutrição e Comportamento do Departamento de Psicologia da USP, integrando as universidades e comprovando que pesquisas interdisciplinares são o caminho para o desenvolvimento da ciência em todo o mundo.

Outro trabalho apresentado no Conic analisa as  “Ações coletivas e a defesa dos interesses dos idosos”, produzido pelo advogado e professor convidado da Universidade Federal de Uberlândia, Thiago Lima Cherulli. Aluno especial no Programa de Mestrado da Unaerp, o autor disputará uma vaga no curso, como aluno regular, para 2011. Sua pesquisa enfoca a questão do direito do idoso no setor de transporte público, entre dezenas de outras demandas que atingem os cidadãos nessa faixa etária.  “Pretendo que minha pesquisa torne-se referência bibliográfica”, diz Cherulli. “Essa aplicabilidade do projeto, principalmente para a sociedade, é um dos aspectos que consideramos em nosso debates com os painelistas”, explica a professora Catyana Bonini Camilo, docente e coordenadora de pós-graduação da área de Ciências Farmacêuticas e uma das avaliadoras do Conic 2011.