Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
expos-acoresNos últimos oito anos, o fotógrafo e historiador Joi Cletison realizou viagens frequentes para os Açores, a trabalho, como diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, ou a passeio, movido por sua paixão pela herança cultural portuguesa. Em todas elas, dedicou-se a capturar imagens que representassem o cotidiano no Arquipélago dos Açores e proporcionassem aos descendentes ilhéus um panorama do seu modo de vida.
Com a abertura da exposição Açores, no dia 3 de agosto, às 19h, na Casa da Cultura de São José, são os moradores do litoral catarinense que têm a oportunidade de viajar, através da lente de Cletison, pela arquitetura, tradições, manifestações religiosas, brincadeiras com o touro, enfim, pelos cenários da colonização.

Promovida pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Casa da Cultura, a exposição permanece de 4 a 31 de agosto, quando deverá seguir para outros municípios do litoral catarinense povoados por emigrantes que ainda mantêm costumes e tradições herdados dos antepassados.

“A exposição foi montada para comemorar os 260 anos da chegada dos emigrantes açorianos para povoar o sul do Brasil, especificamente Santa Catarina”, explica Joi, que atua como fotógrafo há mais de 25 anos e tem dezenas de exposições realizadas no Brasil e no exterior. Ao contrário das demais mostras, que tinham enfoque em aspectos específicos, esta é a que traz o panorama mais completo do Arquipélago, conforme o autor.

Um conjunto de 17 imagens coloridas, ampliadas no tamanho 80 X 100cm e impressas em lona transportam o viajante para Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa, Faial, São Miguel e Corvo. As fotos mostram as construções históricas, festas populares, gastronomia, costumes tradicionais e também as belezas naturais do arquipélago. “Usando o seu afinado e seleto olhar Joi nos apresenta aspectos dos Açores e dos açorianos em momentos cristalizados nessas fotografias”, diz Francisco do Vale Pereira, que assina a apresentação da mostra. Conhecendo um pouco das Ilhas Atlânticas, certamente nos reconheceremos açorianos no nosso litoral e na nossa Ilha de Santa Catarina, acrescenta o historiador.


SERVIÇOS:
Local: Casa da Cultura de São José
Rua Gaspar Neves, 3175 – Centro histórico de São José
Abertura: 03/08//2010 às 19 horas
Período: 04 a 31 de agosto de 2010.
Promoção: Prefeitura São José e Universidade Federal de santa Catarina
Apoio Cultural: Governo Autônomo dos Açores
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos e Casa da Cultura de São José / UFSC SEcarte.