Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O programa SP Pesquisa que a TV Cultura exibirá no próximo sábado (04/04) tratará de pesquisas com grafeno, material mais fino já isolado pela ciência, formado por átomos de carbono e que se caracteriza pela dureza, grande transparência e densidade, e por ser condutor de eletricidade. Por suas características, o grafeno tem propriedades eletrônicas que tornam seu uso potencialmente interessante em telas touch screen, painéis de luz e células para captação de energia solar, por exemplo, além da medicina.
Experimentos inovadores com grafeno valeram a Andre Geim e Konstantin Novoselov, ambos da Universidade de Manchester, no Reino Unido, o prêmio Nobel de Física de 2010.

O SP Pesquisa visitou centros de excelência no estudo desse nanomaterial e o programa apresenta as diferentes maneiras de se obter o grafeno em laboratório.

Trata-se do quarto episódio do programa que é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Foram produzidos 26 episódios, que apresentam os bastidores da produção científica paulista em diversas áreas do conhecimento.

Na TV Cultura, o programa SP Pesquisa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos, às 19h, e às 21h30 nas quintas-feiras.

Os canais que transmitem a TV Cultura nos municípios paulistas são informados em www2.tvcultura.com.br/fpa/institucional/informacoestecnicas.aspx. Os programas já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Agência FAPESP