Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste obtém a aprovação de nove bolsas de doutorado e taxas de bancada junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. São bolsas de longa duração, de quatro anos, para custear os estudos de ingressantes no doutorado em 2020. As taxas são para custeio de material e podem ser utilizadas, parcialmente, em custos de participação em congressos. Os respectivos valores são de R$ 2,2 mil e R$ 394,00. 
Nos estudos a serem desenvolvidos em caráter interinstitucional, seis deles contarão com bolsas na modalidade apoio técnico à pesquisa, destinadas para trabalhadores de laboratórios. São três para as pesquisas em agronomia, duas em ciência animal e uma do meio ambiente e desenvolvimento regional.

Das bolsas de estudos para três programas de pós-graduação, cinco são da Agronomia, cujos estudos ocorrerão em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM); duas de Ciência Animal e duas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, ambos em parceria com o campus da Unesp, em Botucatu (SP).

A PRPPG e os programas concorreram ao edital publicado em abril deste ano, pela Chamada Pública de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas. O prazo para seleção dos bolsistas será até 4 de março e cada programa divulgará nos próximos dias os editais dos processos seletivos.

Para o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a obtenção das bolsas é uma conquista dos pesquisadores envolvidos na elaboração dos projetos contemplados pelo CNPq, dos coordenadores dos programas e da Unoeste, que tem buscado melhorar cada vez mais a produção científica de qualidade.

“A aprovação desse tipo de projeto mostra que os nossos mestrados e doutorados estão em um bom nível de maturidade, o que significa que as pesquisas são de qualidade científica elevada, com excelente nível de inovação. Por isso, o reconhecimento nacional, advindo do CNPq, que é um órgão do governo federal”, afirma.