Seu programa: (1) Histórico da Oceanografia; (2) O ambiente oceânico: interações entre organismos marinhos e fatores ambientais; (3) Estrutura da vida no mar; (4) Distribuição espaço temporal dos diferentes níveis tróficos no ecossistema marinho; (5) Funcionamento do ecossistema marinho; (6) Reciclagem da matéria orgânica; (7) Recursos marinhos; (8) Ação antrópica sobre o ecossistema marinho.
As inscrições podem ser feitas na Assistência Técnica de Assuntos Acadêmicos do IO-USP, na Praça do Oceanográfico, 191, sala 06-B, Cidade Universitária, São Paulo. O candidato deve apresentar requerimento dirigido à Diretoria do IO-USP, contendo dados pessoais e a área do conhecimento a que concorre, acompanhado dos seguintes documentos: (1) memorial circunstanciado, em 10 cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas, pertinentes ao concurso, e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos; (2) prova de que é portador do título de livre-docente outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional; (3) prova de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino; (4) título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento de multa ou a devida justificativa.
A outra vaga é para o Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica, na área de conhecimento “Oceanografia”, com prazo de inscrição até dia 19 de janeiro de 2018. O concurso será realizado com o seguinte programa: (1) Biogeoquímica marinha e dinâmica de interfaces; (2) Circulação do oceano e interações com atmosfera em grande e meso escala; (3) Dinâmica da plataforma continental e de estuários; (4) Evolução dos fundos marinhos e paleoceanogafia; (5) Química orgânica marinha; (6) Sedimentação marinha. Os interessados devem se inscrever pelo site USP Digital.
O concurso deverá ser realizado após a aceitação da inscrição, no prazo de 30 a 180 dias após a publicação da aprovação das inscrições, segundo previsto no artigo 151, parágrafo segundo, do Regimento Geral da USP.
Mais informações pelo telefone (11)3091-6670 (com Jorge Gruda) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Agência FAPESP