Espera-se que as atividades de pesquisa sejam conduzidas nos dois lados – inclusive com o intercâmbio de pesquisadores – e que os projetos e as contribuições intelectuais sejam equivalentes entre o Estado de São Paulo e a Holanda.
“Bioeconomia” (“Biobased Economy”) é o tema da chamada, anunciada simultaneamente pela FAPESP e pela NWO.
Os temas de pesquisa em Bioeconomia devem estar relacionados a pelo menos um dos tópicos a seguir: agricultura sustentável; produção sustentável de alimentos e segurança alimentar; biologia sistêmica/sintética e bioinformática; químicos e materiais de base biológica (“biobased”); biotecnologia; engenharia de bioprocessos; biocatálise; conversão de biomassa química/térmico-catalítica; gerenciamento de resíduos; bioenergia.
As propostas deverão ser de parcerias balanceadas, não especificamente em termos monetários, mas com compromisso e esforços em pesquisa equivalentes nos dois lados.
Pesquisadores elegíveis no Estado de São Paulo deverão seguir as normas das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Propostas serão aceitas até 15 de junho de 2017. Consultas de elegibilidade serão recebidas até o dia 15 de maio de 2017.
A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10960.
Agência FAPESP