Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi selecionada, através de um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para implementar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria da qualidade dessas escolas.
Por meio do programa, serão disponibilizadas 100 bolsas de iniciação à docência aos estudantes matriculados nos cursos de licenciatura. Os bolsistas poderão desenvolver atividades pedagógicas nas escolas públicas de ensino da educação básica. O projeto incentiva o protagonismo nos processos de formação de docentes, viabilizando que os professores das escolas envolvidas participem ativamente como co-formadores dos futuros professores. O projeto intitulado Professor em Formação: tecendo possibilidades pedagógicas, da Unisc prevê ações dos cursos de Pedagogia; Matemática e Computação; Letras; Ciências Biológicas; Educação Física; Química; Filosofia; História; e Geografia. Cada área desenvolverá suas atividades num período de dois anos.

O PIBID/Unisc responde ao compromisso da Capes de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os objetivos são de incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade nos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).   

As cinco escolas selecionadas pelos IDEBs são: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio; Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus; Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich; Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann; e Colégio estadual Professor Luiz Dourado. No total são 4.316 estudante beneficiados. “O programa é muito relevante porque possibilita a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública, promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica”, afirma a pró-reitora de Graduação da Unisc, professora Carmen Lucia de Lima Helfer, explica.

A primeira etapa inicia em agosto com a coleta de informações junto às escolas com o objetivo de conhecer a realidade, o projeto político-pedagógico, e o regimento escolar de cada uma delas. Também ocorrerão ações de planejamento envolvendo coordenadores de áreas, professores supervisores e estudantes bolsistas.        

Assessoria de Imprensa - Unisc