Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Criado com a finalidade de valorizar e apoiar estudantes de licenciatura plena, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), promovido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é oferecido, pela primeira vez, para instituições de ensino superior confessionais. A PUC Minas é uma das universidades contempladas. A aprovação ocorreu no início de junho. Serão oferecidas ao todo cem bolsas, para alunos de cursos de licenciatura em Biologia, Física, Filosofia, Matemática e Letras, da PUC Minas (20 bolsas para cada curso). O edital para o processo seletivo será divulgado ainda em agosto.
O Pibid oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando a sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. "Ficamos muito felizes com a aprovação. A iniciativa contribui para a melhoria da educação básica e dos professores que irão atuar nela, além de potencializar os diálogos entre universidade e educação básica", avaliou a professora Lorene dos Santos, coordenadora institucional do Pibid na PUC Minas. De acordo com ela, os estudantes serão supervionados por 20 professores que atuam em 5 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (escolas conveniadas), além dos coordenadores de área da Universidade.

Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. "Além de contribuir com a formação dos bolsistas, o Programa potencializa a produção de conhecimentos e promove uma valorização das licenciaturas da PUC Minas, sendo de grande importância para a Universidade", afirma Lorene.

A escolha das licenciaturas se deu em consonância com as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Educação, mas a expectativa, segundo a professora, é de que nos próximos editais outros cursos de licenciatura também possam ser contemplados.

Modalidades
São quatro modalidades de concessão de bolsas: bolsistas de iniciação à docência, para estudantes dos cursos de licenciatura plena; bolsistas de supervisão, para professores das escolas públicas estaduais ou municipais; bolsistas coordenadores institucionais de projeto e bolsistas coordenadores de áreas de conhecimento, para docentes das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Outras informações podem ser obtidas no edital do programa, disponível no site www.capes.gov.br/ educacao-basica/capespibid.

Assessoria de Imprensa
PUC Minas