Três graduandos e um pós-graduando da Unicamp estão entre os 100 estudantes brasileiros contemplados com as bolsas do Programa Fórmula Santander de Mobilidade Internacional, que foram entregues nesta sexta-feira (5) em pleno autódromo de Interlagos. A solenidade ocorreu paralelamente aos treinos para o GP Brasil de Fórmula-1 e foi prestigiada pelo próprio piloto Felipe Massa, ao lado do presidente mundial do Grupo Santander, Emílio Botín. Os alunos ganharam ainda o privilégio de ver o treino oficial do sábado e a corrida do domingo, em espaço especial reservado pelo banco no autódromo.
Os graduandos da Unicamp selecionados são Mariana Ferrini Giacon, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), que vai estudar na Universidade de Coimbra; Gabriela Aguillar Leite, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), que vai para a Universidade Autônoma de Barcelona; e Pedro Lucas Chagas Mendonça, do Instituto de Economia (IE), que escolheu a Universidade do Porto. A bolsa de pós-graduação ficou para Rosana Goldbeck, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), que será acolhida pela Universidade Autônoma de Barcelona.
Os estudantes brasileiros participarão de cursos nas universidades estrangeiras cumprindo parte dos créditos requeridos no Brasil. O valor de cada bolsa é de R$ 11,2 mil reais (correspondente a 5 mil euros). Os alunos tiveram um plano de estudo avaliado pela sua universidade, com carga horária compatível para o semestre, e deverão mostrar dedicação integral na universidade hospedeira.O Programa Fórmula Santander visa promover o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica. No Brasil, 35 universidades de diferentes regiões ao país participaram do programa, que também beneficia 300 bolsistas da Espanha e da Inglaterra. O programa faz parte do Plano de Apoio à Educação Superior (PAES) do Santander Universidades, que está estruturado nos pilares estratégicos da mobilidade, inovação e empreendedorismo, transferência tecnológica e apoios acadêmicos.
Comunicação Social
Unicamp



