
As oficinas estão acontecendo em quatro escolas estaduais da cidade: Wanda Krueger Gomes, Graciosa Copetti Pereira, Dom Orlando Dotti e Irmão Léo abrangendo cerca de 400 alunos. “A intenção é aproximar os alunos da realidade da língua estrangeira que será obrigatória ano que vem”, explica a professora de língua Espanhola da UnC-Caçador, Glória Strapasson. As oficinas serão realizadas até dia 2 de outubro. A Professora destaca que a obrigatoriedade da disciplina resultará em uma grande abertura profissional. “Existe uma falta muito grande de professores habilitados em língua espanhola hoje no Brasil”, frisa.
“Percebe-se um interesse cada vez maior por parte das autoridades de Educação a ampliação do conhecimento da Língua Estrangeira como instrumento fundamental de acesso à informação. O MEC entende que a introdução da Língua Espanhola no currículo escolar se justifica pela idéia de integração do Brasil no marco latino-americano. Historicamente o ensino de idiomas no pais teve um papel complementário na instrução escolar dos brasileiros, hoje valorizar o conhecimento lingüístico significa ampliar as oportunidades de acesso ao saber acadêmico e comercial”, completa.
DEMANDA - Dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) dão conta que o País, em 2007, tinha mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas. Mas segundo o Censo escolar são necessários de 22 mil a 24 mil para atender a nova demanda.
O espanhol é atualmente um idioma falado por mais de 420 milhões de pessoas, sendo a segunda língua mais falada no mundo ocidental. Além da Espanha, é a língua oficial de 20 países, localizados na sua maioria na América Latina.
Universidade do Contestado - UnC - Campus Universitário de Caçador