Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Federal do ParanáO Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná registra até as 16 horas desta terça-feira (22/9) 35,3 mil formulários de inscrição ao vestibular 2009-2010 da UFPR preenchidos através do endereço www.nc.ufpr.br. Desse total, 10,1 mil candidatos já efetivaram suas inscrições ao fazer o pagamento da taxa, que custa R$ 72. Candidatos treineiros, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70. O prazo de inscrição termina às 16 horas do próximo dia 30 de setembro.
Segundo o Núcleo de Concursos, 870 candidatos protocolaram pedidos de isenção da taxa —850 em Curitiba e 20 em Palotina. A divulgação do resultado desses pedidos está prevista para sexta-feira (25/9).
 
Candidatos sem acesso à internet podem fazer suas inscrições para o vestibular da UFPR na sede do Núcleo de Concursos em Curitiba, localizada na Rua dos Funcionários, 1540, no bairro Juvevê, ou na sede do Campus Palotina, situada na rua Pioneiro, 2.153. Ambos os postos de atendimento funcionam das 8h30 às 17h30.
 
A UFPR oferece 5.334 vagas em seu vestibular, distribuídas em 91 diferentes opções de cursos. Em relação a 2007, o total de vagas ofertadas, que era de 4.099, cresceu 30,1%.
 
Nos últimos dois anos, a universidade criou 23 novas opções de cursos de graduação. Entre esses cursos estão o de biomedicina, em Curitiba, e o de ciências biológicas com ênfase em gestão ambiental, em Palotina, ambos criados neste ano.
 
Também foram implantados 12 cursos superiores de tecnologia, em áreas como aquicultura, biocombustíveis, produção cênica e construção de instrumentos musicais. Alguns cursos já existentes, como Engenharia Elétrica, História, Química e Arquitetura e Urbanismo passaram a oferecer turmas em novos turnos [abaixo, a lista dos 23 novos cursos].
 
A ampliação do número de vagas do vestibular da UFPR é reflexo do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), do governo federal.
 
A principal mudança da edição deste ano do vestibular da UFPR diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota dos candidatos. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.
 
Outra novidade diz respeito à possibilidade de o candidato inscrito para um curso de Palotina optar por fazer as provas em Curitiba.
 
Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.
 
Assessoria de Comunicação da UFPR