Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Federal de Santa CatarinaSete cursos de Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberam nota máxima: 5, na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2008, o que os destaca no ensino superior catarinense. São eles: Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Química.
As avaliações são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep),ligado ao MEC. Há três conceitos, cuja nota máxima é 5. Cada instituição seleciona os estudantes aptos a participarem do exame. 

A primeira nota é o resultado da prova do Enade. A segunda é a do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e, há ainda o Conceito Preliminar de Curso (CPC). 

Somente quatro cursos dos 346 avaliados no Estado chegaram ao conceito 5 no CPC, que é a nota que leva em conta, também, os outros dois índices, o Enade e o IDD. Os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Controle e Automação da UFSC e o curso de Tecnologia da Construção de Edifícios, do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). 

No Brasil foram avaliados 7.329 cursos de instituições públicas e privadas. Em relação aos demais Estados brasileiros, Santa Catarina se classificou entre os 10 melhores. 

As áreas avaliadas em 2008 pelo Enade foram matemática, letras, física, química, biologia, pedagogia, arquitetura e urbanismo, história, geografia, filosofia, computação, ciências sociais e as engenharias. 

Além disso participaram da prova os cursos tecnológicos de análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em alimentos, automação industrial, construção e edifícios, fabricação mecânica, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, redes de computadores e saneamento ambiental. Cerca de 380 mil alunos fizeram as provas. 

Agência de Comunicação da UFSC