Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Cultivo de mexilhõesO Centro Universitário Módulo (SP), em parceria com o Instituto de Pesca e a Associação dos pescadores e maricultores da praia da Cocanha (MAPEC), promoveu um encontro na sede da associação, na última quinta-feira (2/04), para apresentar parte de um projeto de iniciação científica com foco no desenvolvimento da cultura de mexilhões na região de Caraguatatuba.
Com objetivo de buscar parcerias com outras instituições e promover a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a população caiçara, o evento mostrou a cidade como potência em termos de produção comercial, já que possui localização geográfica e ambiental favorável ao desenvolvimento da maricultura, além de boas condições de qualidade da água.

De autoria de José Luiz Alves, produtor e aluno do curso de Ciências Biológicas da instituição de ensino, o trabalho acadêmico “Comparação entre o crescimento de mexilhões em dois sistemas de cultivo (Francês x Espanhol) na Praia da Cocanha, Caraguatatuba, SP: Resultados parciais – crescimento” propõe a divulgação de técnicas sustentáveis para a melhoria dos cultivos praticados na região tanto para a comunidade acadêmica, como para os produtores locais. A pesquisa também tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade da preservação do meio ambiente marinho. O trabalho foi orientado pelos professores doutores Marcus Rodrigues da Costa, do Módulo, e Hélcio Luis Almeida Marques, do Instituto de Pesca.

Para esclarecer quais são as melhores condições para a produção em larga escala dos mexilhões, o autor abordou na pesquisa temas diversos, desde o estudo do ciclo reprodutivo dos mexilhões ao longo do ano até o posicionamento ideal dos coletores de sementes na superfície do mar para aumentar a eficiência na captação.

O evento contou com a presença de representantes da prefeitura de Caraguatatuba, de Ubatuba, da SEAP, além da participação de alguns associados da MAPEC.

Sobre o Módulo
Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 21 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), e que tem como objetivo consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais. 
www.modulo.edu.br  

Assessoria de Comunicação
Centro Universitário Módulo