A premiação ocorrerá durante o III Colóquio Internacional Estudos de Gênero: Teorias e Práticas, entre os dias 6 e 10 de abril. A professora Denise Quaresma representa a Escola no evento.
O Prêmio Eqüidade tem por objetivo reconhecer as pessoas e instituições que tenham se destacado por haver contribuído para a promoção da igualdade entre os gêneros, através de trabalhos sistemáticos e relevantes nos espaços públicos e privados. A premiação é oferecida a cada dois anos pelo Grupo de Estudos de Gênero Eqüidade, da Faculdade de Ciências Sociais.
A instituição cubana abriu uma exceção para que a Escola pudesse expor seu trabalho, uma vez que apenas pessoas e instituições de ensino da ilha podiam, até então, participar do evento. A prerrogativa é um reconhecimento ao projeto, considerado um exemplo de ações possíveis na busca de uma sociedade mais cidadã e tolerante às diferenças.
O prêmio foi concedido a partir de um artigo elaborado em conjunto com a linha de pesquisa do projeto Mapeamento Gravidez na Adolescência, liderado pela professora Denise Quaresma. Assim, foram enviados a Cuba livros e vídeos com os documentários que os alunos produziram ao longo dos dois anos de trabalho.
Segundo a professora Eliana Muller de Mello, o projeto transcendeu o espaço escolar, tornando-se um desafio de democracia e cidadania. "Receber esse prêmio internacional, portanto, valoriza ainda mais o trabalho de excelência que realizamos na Feevale. Tornamo-nos, dessa forma, referência também no mundo", destaca.
Saiba mais: o Projeto Identidade e Inclusão Social surgiu em 2006, com o propósito de trabalhar uma nova postura democrática na construção da cidadania e de uma sociedade plural. Anualmente é realizado um concurso de redação, com o objetivo de estimular e fortalecer a pesquisa e os estudos nesse campo, e refletir sobre as desigualdades sociais presentes no Brasil e no Mundo. Este trabalho gera um livro, com as pesquisas dos alunos e as algumas das redações selecionadas do concurso. Já recebeu quatro prêmios, entre eles o Prêmio Regional da Ong Mulher; 1º lugar do Prêmio Paulo Sergio Gusmão; e o Prêmio Educação RS, na Categoria Projeto do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares/Sinpro.
Assessoria de Imprensa Feevale