Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Cerca de 10000 novos livros se somam ao acervo da Biblioteca Central. Eles chegaram no mês de julho e boa parte, já catalogada, está disponível para consulta e empréstimo. As obras abrangem todas as áreas do conhecimento, atendendo  desde a  bibliografia obrigatória, exigida pelos cursos de graduação e pós- graduação da UFMT, a trabalhos de conclusão de curso, monografias e periódicos para consulta.
O acervo geral da biblioteca conta também com obras de referência (enciclopédias, dicionários, anuários, Atlas e almanaques), além de livros da coleção Mato Grosso, disponíveis na Hemeroteca.

Com o novo acervo, a Biblioteca passa a  contar com mais de 200.000 exemplares em todos os campi, e os novos exemplares substituirão, em parte, antigos que já  estão inutilizáveis, ou se somarão ao acervo de obras recentes.

O novo acervo foi financiado com recursos do orçamento da UFMT, via Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), e atende à necessidade dos cursos de acordo com a meta definida pelo Ministério da Educação (MEC), que corresponde à média de dez livros por estudante. O coordenador da BC, Carlos Henrique Tavares de Freitas, informa que a demanda é definida por meio de relatórios encaminhados aos departamentos solicitando a quantidade e os títulos a serem utilizados durante o semestre.

Segundo Freitas, os novos investimentos alcançam não somente a aquisição de livros como também a infraestrutura da BC, como a reinstalação da rede elétrica, que beneficiará a climatização e a utilização de computadores móveis.

Ele afirma que “a Biblioteca atende não somente para o empréstimo de livros, como também para se abrir ao infinito de possibilidades de acesso à informação, facilitando o acesso e uso das  fontes de informação que representam a base do ensino e da pesquisa”.

Prestando suporte também às bibliotecas setoriais da UFMT, o sistema informatizado Pergamum, utlilizado para gestão dos materiais bibliográficos na Rede de Bibliotecas da UFMT, através do Portal Eletrônico, auxilia na catalogação e no acesso dos usuários ao acervo.

Neste sentido, a Biblioteca, em parceria com a Secretaria de Tecnologias da Informação aplicadas à educação (STICAE) trabalha na criação de um repositório eletrônico para armazenamento e disponibilizá  trabalhos de conclusão de curso de graduação e de especialização.

Segundo o relatório da Biblioteca Central,  17.919 usuários estão cadastrados, sendo 2.238 só neste ano. Para atender à demanda, a BC oferece acesso à Internet para pesquisa no laboratório de Informática, que disponibiliza 30 computadores, além de oito computadores disponíveis no saguão para consulta ao acervo.