Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade de Passo Fundo - O complexo lácteo apresenta-se como uma das mais importantes fontes de renda da economia gaúcha, estando em plena transformação na atualidade. Neste cenário, acontece de 17 a 19 de setembro a Agrotecno Leite 2008, no Centro de Eventos e nos campos de pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF). Durante os três dias de evento, um a mais do que na primeira edição em 2007, está programada a difusão de novas tecnologias, comercialização de produtos e apresentação das principais questões técnicas e políticas que envolvem o setor.

De acordo com a coordenação da Agrotecno Leite 2008, já estão confirmadas mais de 40 empresas e a previsão é de que cerca de 6 mil produtores, técnicos, estudantes, empresários, representantes de cooperativas e empresas de toda a região Sul do Brasil participem.

Estão programados espaços para estandes internos e externos (máquinas, produtos e equipamentos), dinâmica de máquinas e equipamentos e parcelas experimentais. Além disso, acontecerão painéis, seminários e palestras. A Via Láctea vai enfocar inovações e tecnologias por meio de estações técnicas, abordando assuntos como gestão, qualidade e processamento, sanidade, equipamentos, manejo e forrageiras. Durante o evento, acontecerão ainda práticas de silagem, manejo, pastagem, casqueamento e demonstração de novas tecnologias de ordenha.

A Agrotecno Leite 2008 tem promoção da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, Sicredi, RBSTV, Cotrijal, Embrapa Trigo e Emater/RS-Ascar, com apoio de diversas entidades ligadas ao setor. 
Outras informações podem ser obtidas através do site www.agrotecnoleite.com.br.


Programação:

17 de setembro – quarta-feira
9h – abertura oficial da Agrotecno Leite 2008

Colóquio sobre Políticas para o setor leiteiro
9h30min – Palestra: Conjuntura atual do Agronegócio Leiteiro do Sul do Brasil – oportunidades e riscos, com o prof. Dr Marco Montoya (UPF)
10h30min – Painel: O Rio Grande do Sul está preparado para os novos investimentos no setor?, com representantes da FETAG, SINDILAT, Farsul, Emater/RS, Cooperativas – Cotrijal

18 de setembro – quinta-feira
Seminário sobre Novas Tecnologias para a Produção de Leite
9h – Tecnologias em Gestão da propriedade leiteira, com Dr. Breno Silva (ReHAgro)
10h – Manejo de pastagens: tecnologia de ponta, com Dr. Renato Serena Fontanelli (Embrapa Trigo/UPF)
11h – Manejo estratégico para o período de transição, com Dr. Marcelo da Silva Cecin (UFSM)

19 de setembro – sexta-feira
Seminário sobre novas tecnologias para a indústria de lacticínios
9h – Evaporação e secagem para produção de leite em pó, com a engenheira Sílvia Cruz
10h – Concentração térmica X Concentração por membranas, com o engenheiro Asdrubal Corral (Tetra Pak)
11h – Legislação e qualidade de produtos lácteos para exportação, com Ralf Augusto Silva Marins (DILEI-MAPA)

Assessoria de Imprensa UPF
Universidade de Passo Fundo