Através de cases, as produções dos estudantes mostram o cotidiano das pessoas atendidas pelo hospital no Núcleo Mama Porto Alegre e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Morro da Cruz, Ilha Grande dos Marinheiros e Ilha da Pintada. Os curtas são assinados pelos alunos do terceiro e quinto semestres do curso de graduação de Realização Audiovisual da Unisinos. Com duração de cinco minutos cada, têm direção de Voltaire Danckwardt, coordenador do curso.
As gravações se iniciaram em julho e foram finalizadas em agosto, sendo divididas nos seguintes temas: Saúde e Educação, que esclarece a importância da prevenção e propõe ações de transformação; Saúde e Família, que foca no conceito de cuidador para refletir sobre as relações intra e extra-familiares e as redes de apoio; Saúde e Urbanidade, que discute o uso e preservação dos espaços; e Saúde e Sociedade, mostrando os aspectos da psicologia e identidade social.
Sinopses
Luciano e a Ilha
Um dia na vida de um menino, morador da Ilha Grande dos Marinheiros. O que ele aprende na escola é confrontado com o que seu espaço de vivência.
Confim
A cidade formal é apresentada sob o olhar de moradores de bairros sem estrutura, como o Morro da Cruz e Ilha Grande dos Marinheiros. Condições de urbanidade e sua relação com a saúde são apresentadas através de uma linguagem ágil e contemporânea.
Vazio Herdado
A saúde da família é vista sob a ótica de profissionais da área médica. A ausência paterna é o ponto central, visto através de um exemplo de família moradora do Morro da Cruz.
O Pertencente
A condição de cidadania contada por depoimentos pessoais e ilustrada pela difícil vida de um carroceiro, morador da Ilha Grande dos Marinheiros.
Comunicação Institucional Unisinos