Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UnicampO European Research Council (ERC), fundado em 2005, vem oferecendo bolsas de alto nível cujos valores podem chegar a 2 milhões de euros para um projeto envolvendo jovens pesquisadores (entre 2 e 9 anos após a tese) e 2,5 milhões para estudos de ponta liderados por pesquisadores com ao menos 10 de experiência e resultados significativos – a duração vai até 5 anos. O professor Alain Peyraube, do Conselho Científico do ERC, apresentou o programa de bolsas a professores, pesquisadores e alunos da Unicamp nesta quarta-feira (12), a convite da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori).
Ele veio acompanhado de Christophe de Beauvais, adido para Ciência e Tecnologia do Consulado da França em São Paulo, que está promovendo a série de palestras em universidades também de São Paulo, São Carlos, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

No evento realizado no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes", Peyraube informou que o ERC é dirigido por um conselho de 22 pesquisadores europeus e que o orçamento reservado ao seu 7º Plano para a Pesquisa e Desenvolvimento (PCRD) é de 7,5 bilhões de euros. “Aceitamos todas as disciplinas, da matemática às ciências humanas e sociais, sendo que os concursos são abertos à maioria dos países, inclusive ao Brasil”.

Alain Peyraube acrescentou que o órgão é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (CEI), com o objetivo principal de estimular a excelência científica, apoiando e incentivando os melhores e mais criativos pesquisadores a irem além das fronteiras do conhecimento. Nesse sentido, o ERC procura canalizar os fundos para áreas de pesquisa novas e promissoras, em detrimento de prioridades estabelecidas por critérios políticos.

Segundo o dirigente, as bolsas do ERC podem ser atribuídas a pesquisadores de qualquer país, europeus ou não, desde que a pesquisa financiada seja realizada em um dos 27 estados membros da União Europeia ou em um dos países associados. Podem se candidatar pesquisadores de instituições públicas ou privadas. As propostas – atendendo a chamada – devem ser apresentadas eletronicamente. Mais informações

Comunicação Social Unicamp