Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UFGUma grande festa como jamais houve e só comparada à da inauguração da Faculdade, há exatos 50 anos, foi a comemoração do Cinquentenário da Faculdade de Medicina da UFG, realizada no último sábado, dia 24 de abril, segundo opinião do diretor da FM, professor Heitor Rosa, que idealizou e comandou toda a solenidade. A celebração festiva começou na manhã do sábado, com missa solene realizada no pátio interno da Faculdade, onde se celebrou na mesma data, em 1960, a missa que marcou a instalação e inauguração da FM.
Com um público de cerca de 300 pessoas, a missa campal foi celebrada pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz com o acompanhamento musical da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e do Coro Sinfônico de Goiânia, sob a regência do maestro Eliseu Ferreira, que executaram peças compostas especificamente para a solenidade pelo médico, professor e compositor Fernando Cupertino, que as denominou “Missa Jubilar em Dó Maior”.

Depois de um dia inteiro de inaugurações, exposições e palestra, a Festa do Cinquentenário culminou com solenidade no Teatro Asklepiós da FM às 20 horas, que marcou a abertura do Ano do Jubileu, com uma série de  homenagens, sob o comando do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil e do diretor da FM, professor Heitor Rosa.

O público que lotou o Teatro assistiu de início à entrada solene dos nove ex-diretores da  Faculdade, que formaram a mesa diretiva e em seguida  dos professores e funcionários pioneiros, que também ocuparam lugar especial, ao lado da mesa principal. A cerimônia deu destaque também à entrada dos pavilhões Nacional, de Goiás, da Universidade, da FM e do Centro Acadêmico XXI de Abril, conduzidos por acadêmicos.  Em seguida deu-se a execução do Hino Nacional ao piano, cantado por toda a plateia.  Houve também a entrega de medalhas e troféus aos pioneiros.

Prestigiaram a solenidade de abertura do Ano do Jubileu várias autoridades acadêmicas e  civis, entre elas o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; a secretária de Educação estadual   Milca Severino Pereira, que à oportunidade representava o governador Alcides Rodrigues; o médico Fernando Cupertino,  que representou o senador Marconi Perillo;  o ex-prefeito de Goiânia, Íris Rezende e o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi.

Os oradores

Na sequência da solenidade, o primeiro a discursar foi o professor aposentado Joffre Marcondes de Rezende em nome dos homenageados,  que falou do empenho e envolvimento de todos que participaram da edificação da escola, das limitações e superações enfrentadas e do orgulho advindo da constatação que os ex-alunos das primeiras turmas da FM tornaram-se os professores da sua escola e de outras unidades.

Em seguida discursou o fundador  e primeiro diretor da FM, médico Francisco Ludovico de Almeida Neto, que falou da sua satisfação pessoal “e até privilégio”  de poder relatar tantas vezes sobre a Faculdade de medicina da UFG e a sua história, salientando que a FM  representa a maior parte da sua vida.

Logo após foi a vez  do diretor da FM e anfitrião da noite, professor Heitor Rosa, que inicialmente agradeceu a todos que colaboraram e prestigiaram   a festa  e depois agradeceu  a Deus pelo privilégio que concedeu àquele aluno lá da segunda turma, quem entrou na escola em 1961,  tantos anos depois estar aqui para comandar, como diretor e organizador, a bonita festa do Cinquentenário. Por fim  afirmou:  “Acaba de ficar registrada a história  da   FM neste meio século e que a  geração juvenil  da Escola se prepare  para celebrar o Centenário”.

O orador seguinte foi o prefeito Paulo Garcia, que falou de sua oportunidade ímpar: como ex-aluno e docente licenciado, fazer parte  da solenidade como representante maior da cidade  de Goiânia. Mencionou ainda  outro privilégio: o de ter sancionado no dia  anterior dois importantes decretos-lei, o primeiro do tombamento dos painéis do Restaurante  Universitário, feitos há décadas pelo artista plástico D.J. Oliveira e o segundo, do tombamento  do sobrado originário da Faculdade de Medicina da UFG. Os documentos  foram entregues, respectivamente, ao reitor Edward Madureira e ao diretor Heitor Rosa.

Também discursaram a representante do governador e ex-reitora da UFG, professora Milca  Severino Pereira e por fim o reitor Edward  Madureira Brasil, este último  ressaltando o momento especial vivido pela  Faculdade de Medicina e pela Universidade Federal de Goiás, agradecendo ainda a   dedicação e carinho do diretor Heitor Rosa à frente da FM e, de forma especial, pelo brilhantismo da festa do  Cinqüentenário.

Fonte: UFG Assessoria Faculdade de Medicina