Imprimir
Cursos
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Federal da ParaíbaDe 5 a 15 de outubro a Rede Nordeste em Biotecnologia (Renorbio) recebe inscrições para o doutorado. São 100 vagas disponíveis para Biotecnologia em Saúde e Biotecnologia em Recursos, com as seguintes áreas de concentração: Naturais; Biotecnologia em Agropecuária e Biotecnologia Industrial. A Rede Nordeste em Biotecnologia é um Núcleo de Pós-Graduação formado pela Universidade Federal da Paraíba e instituições dos demais Estados do Nordeste e do Espírito Santo.
As inscrições serão feitas pela página: www.renorbio.org.br. A taxa é de R$ 120,00 a ser depositada na conta da Sociedade Brasileira de Biotecnologia (instituição conveniada com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT) para gerenciar os recursos da Renorbio) de nº 462.312-6, Banco do Brasil, agência 2872-X.

Após inscrever-se pela Internet o candidato deverá enviar a documentação, em envelope lacrado, para a secretaria do Departamento de Biologia Molecular, Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), campus I da UFPB em João Pessoa, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. O representante estadual é o professor Demetrius Antônio Machado de Araújo.

Renorbio

O NPG do Renorbio se caracteriza como a primeira proposta de porte regional formalmente submetida e aprovada pela Capes na área de Biotecnologia. Seu projeto foi desenhado em consonância com a estratégia definida no V Plano Nacional de Pos-Graduação (V PNPG), que prevê que até 2010 o Brasil deverá dobrar a sua taxa de formação de doutores, hoje de cerca de 8000/ano, sem prejuízo da qualidade.

Participam da rede cerca de duzentos doutores vinculados às vinte e oito instituições existentes nos nove Estados do Nordeste, além do Espírito Santo, que também integra esta iniciativa.

Além de apoiar o fortalecimento dos programas existentes nas instituições que integram essa iniciativa, pelo aporte de recursos adicionais, essa estratégia desestimula a criação desordenada de novos programas em Biotecnologia na Região, evitando a dispersão de recursos e competências.

Por outro lado, por se tratar de um programa que funciona por adesão, segundo regras de associação institucionais definidas em seu regimento, propicia a participação de um número grande de instituições nacionais e internacionais, como a Embrapa e a Fiocruz.

Por meio dessa estratégia de integração, todas as instituições participantes, mesmo de Estados menos desenvolvidos, podem oferecer um amplo currículo de disciplinas relacionadas a quatro áreas de concentração onde a Biotecnologia oferece suas mais importantes aplicações: Saúde, Agropecuária, Recursos Naturais e Biotecnologia Industrial.

Mais informações pelos telefones: (83) 3216.7436 / Fax: 3216.7404; correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
UFPB Agência de Notícias