A instituição, que tradicionalmente realiza o controle contábil e financeiro do aparato estatal paulista, nos últimos anos surge com força no debate público brasileiro, o que evidencia a necessidade de ampliação de suas atividades.
O curso será ministrado em sua maioria por docentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, tendo como principais idealizadores os professores José Renato de Campos Araújo e Fernando de Souza Coelho, ambos do curso de Gestão de Políticas Públicas, e o professor Francisco Alvarez, do curso de Marketing da EACH.
Desde sua criação, a EACH, localizada no campus USP Leste, é parte presente do debate sobre o papel dos tribunais de contas brasileiros, uma vez que em seu projeto de construção institucional apostou na criação de um curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas, para o qual atraiu docentes pesquisadores atentos ao debate sobre o aperfeiçoamento da democracia e das instituições políticas brasileiras, responsáveis diretas pelas políticas públicas que afetam diretamente a vida e o cotidiano de toda a sociedade brasileira.
Dados Gerais do Curso
O curso foi aprovado pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) da EACH e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, sendo gerenciado pela FUSP. Serão ministradas 30 disciplinas divididas em cinco módulos:Básico,Políticas Públicas,Gestão Pública, Participação e Governança Democrática, Processos e tecnologia da Informação e Controladoria e Gestão Financeira.
Quinze professores da USP ministrarão as aulas durante 15 meses, tendo o curso carga horária de 400 horas. As aulas serão frequentadas por 62 alunos do TCE e cinco funcionários da USP.
USP Online com informações da assessoria de comunicação da EACH