A Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, Coordenada pela Profª Eliana Yunes, vai promover o curso “Introdução à abordagem histórico cultural de Vygotsky e seus colaboradores”, de 30 de novembro a 3 de dezembro, de 16h30 às 18h30. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 2205-3300. O curso será ministrado pelo Prof. Bernd Fichtner, Diretor do Programa Internacional de Pós-Graduação em Educação (INEDD) da Universidade de Siegen – Alemanha.
L. S. Vygotsky
Lev S. Vygotsky (1896-1934), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielorrusia em 17 de novembro de 1896, viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, tinha 37 anos.
Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
As concepções de Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos remetem às relações entre pensamento e linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos, ao processo de internalização e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana. Propõe uma visão de formação das funções psíquicas superiores como internalização mediada pela cultura.
Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
A Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio é um centro especializado em pesquisa, ensino e extensão sobre leitura e formação do leitor. Para a UNESCO “as cátedras são instâncias de produção e difusão de conhecimento e podem contribuir de forma significativa para ampliar a relevância das prioridades estabelecidas para o país [...] agregando valor e contribuindo para o desenvolvimento nacional”.
Esta Cátedra é interdisciplinar e concebe a leitura como prática em múltiplas linguagens e fundamento para aprendizagens e circulação de saberes. Portanto, compreende a leitura como prática cultural potencializadora de reflexões e experiências que visam à construção de uma sociedade leitora, pelo exercício da palavra, enquanto instaurador do pensamento crítico.
Está na base política, teórica e metodológica de nossas práticas, a integração entre vários agentes e instituições, a articulação entre comunidades, pesquisadores e acadêmicos em redes de benefícios mútuos de interação com regiões e culturas elaborando em conjunto reflexões, metodologias e práticas com a finalidade de diminuir as lacunas sociais.
As atividades da Cátedra se desenvolvem em cinco eixos principais: BLLIJ (Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil); ELO (Estação de Leitura Online); RELER (Rede de Estudos Avançados em Leitura); Políticas de Leitura (Grupo interdisciplinar para assessoramento de atividades públicas); Práticas Leitoras (Estratégias e metodologias para fomentar a leitura em seus diferentes suportes).
Assessoria de Comunicação Social PUC-Rio