Imprimir
Conferências e Simpósios
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
MathRefletir e tomar decisões em relação à prática pedagógica e à pesquisa frente a complexidade da escola. Esta é a intenção da III Jornada Nacional de Educação Matemática e da XVI Jornada Regional de Educação Matemática, que estão reunindo acadêmicos, professores e pesquisadores de todo o país na Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento iniciou nesta terça-feira, 4 de maio, e se estende até a sexta-feira (7). Oficinas pedagógicas, mesas redondas e conferências acontecem durante os quatro dias da programação, que tem como tema “Educação Matemática: tendências, desafios e perspectivas”.
No primeiro dia do evento, com um auditório lotado, os participantes puderam trocar ideias com a professora Dr. Claudia Lisete Oliveira Groenwald, sobre o tema “Estado da arte da educação matemática”. A pesquisadora destacou a importância da atuação dos professores e as tendências da educação matemática.

A Jornada de Educação Matemática vem ocorrendo desde 1981 e é promovida pela UPF – Curso de Matemática, por meio do Laboratório de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG). Segundo a professora Sandra Marasini, uma das integrantes da comissão organizadora, a educação deve ser debatida para possíveis modificações. “Nossa intenção é discutir a questão da educação e os problemas que enfrentamos hoje em sala de aula. Um dos focos principais do nosso evento é o relato de experiências dos profissionais da área, que tentam modificar o ensino e melhorar a qualidade da educação matemática” explicou.

Também presente no evento, a diretora do ICEG Maria Tereza Friedrich salientou que as rápidas mudanças que acontecem na sociedade, na tecnologia, na economia, influenciam na vida das pessoas e exigem momentos de reflexão. Na opinião dela, as práticas educativas devem ser realizadas de modo que os conteúdos sejam contextualizados e trabalhados de forma a promover a significatividade.

A solenidade de abertura das jornadas foi marcada ainda por um momento cultural e pela homenagem às ex-professoras do curso Cléa Nunes e Carmem Gomes. Diversas autoridades acadêmicas prestigiaram o evento. A programação completa para os próximos dias pode ser conferida no site www.upf.br/jem.

Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo