Imprimir
Outros Eventos
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O 1º Festival Internacional de Leitura de Campinas (Filc) foi aberto ao público na manhã deste sábado (18). Instalado no Centro de Inclusão e Integração Social (CIS), na Estação Guanabara, marcou a primeira atividade do reitor Fernando Costa, empossado na noite de sexta-feira.
Além de Costa, participaram da breve cerimônia, com menos de 10 minutos, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos e o ex-reitor José Tadeu Jorge. A solenidade foi presidida por Mohamed habib, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, responsável pelo CIS Guanabara. A Orquestra Comunitária da Unicamp tocou o Hino Nacional na abertura do Filc, que é organizada pela Unicamp e Prefeitura de Campinas. Prossegue até 26 de abril, com entrada franca ao público.

Fernando Costa disse que estava orgulhoso pelo fato da Unicamp organizar o Filc e esperava que fosse “o primeiro de muitos”, uma forma da Universidade interagir com a cidade. “Vim hoje aqui como consumidor. Estava de passagem e me pegaram para falar”, revelou Hélio Santos, que tinha a companhia do vice-prefeito Demétrio Villagra. Tadeu Jorge, que até o dia anterior era o reitor da Unicamp, relembrou a importância do evento e do CIS. “A Estação Guanabara é o braço da Unicamp no centro para mostrar o que ela faz para a sociedade”, destacou. 

Após a abertura oficial do Festival, a Orquestra Comunitária apresentou novas músicas para cerca de 150 pessoas presentes  na tenda de 30x15 metros, ambientada para abrigar palestras, oficinas, narração de histórias, música e outras atividades do Filc. Neste sábado estão previstas as presenças de autores de livros, mostra de curtas infantis, oficina de manga e leituras do céu, com o astrônomo Júlio Lobo, às 19 horas. Confira a programação.

Comunicação Social Unicamp