
Vencedor de mais de 20 prêmios de cinema, como o Oscar de melhor documentário em 2009, o longa é baseado no livro do próprio equilibrista, To Reach the Clouds, no qual ele narra a performance que levou à sua prisão e posterior soltura. Planejada por oito meses, a travessia foi realizada em 1974, quando Petit tinha 24 anos. “O equilibrista” se desenrola como um filme de ação, com reencenações e entrevistas com as pessoas envolvidas no evento, a fim de entender as motivações do jovem e de retratar as emoções dos quase 100 mil espectadores que presenciaram o feito, considerado o crime artístico do século XX.
O Fórum de Psicanálise e Cinema é uma mostra que contextualiza temas psicanalíticos na sétima arte. Uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, os psicanalistas Waldemar Zusman e Neilton Silva, da AP Rio 3, e a professora Ana Lúcia de Castro, da Escola de Museologia da UNIRIO, apresentam um filme seguido de debate. Neste primeiro semestre, o Fórum já exibiu os seguintes filmes: “Há Tanto Tempo que te Amo”, em março; “Bons Costumes”, em abril; e “Adoração”, em maio.
SOBRE O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA
O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997, como um projeto de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, por meio do presidente do Instituto, Waldemar Zusman, e por seu diretor, Neilton Silva. As primeiras exibições ocorreram na Sala de Vídeo da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, e já passou por locais como o Centro Empresarial de Botafogo e o Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana. A partir de 2006, em uma nova etapa do projeto, foi formalizada a parceria entre o Fórum de Psicanálise e Cinema e a Reitoria da UNIRIO, passando, mais tarde, a ser vinculada à Coordenação de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC). Este é o quinto ano do evento na Universidade, que é gerido, na UNIRIO, pela professora Ana Lucia de Castro, da Escola de Museologia.
Como critério de seleção, o grupo leva em conta a densidade de temas abordados em filmes aclamadas por público e crítica. “Valorizamos bons roteiros, diálogos bem estruturados e um conteúdo latente a ser explorado. A trama tem que ser coerente e ter personagens com profundidade psicológica. O conflito é a matéria-prima das relações humanas, tal como no cinema”, analisa Ana Lúcia.
SERVIÇO
Fórum de Psicanálise e Cinema: exibição do filme “O Equilibrista” e posterior debate com o psicanalista Dr. Waldemar Zusman, da AP Rio 3.
Dia 25 de Junho, sexta-feira, às 18h.
Local: Auditório Vera Janacopulos da UNIRIO - Avenida Pasteur, 296, Urca.
Capacidade: 180 lugares
Entrada Franca.
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 117 min.
Direção: James Marsh.
SINOPSE: O filme começa em 1974 quando o jovem francês Phillippe Petit, de forma ousada, arrisca a própria vida e sobe ao topo das Torres Gêmeas para atravessar de um prédio ao outro, equilibrando-se em um cabo de aço. Em um clima de filme de ação, o documentário mostra cenas da época, com atores reencenando todo o plano arquitetado pelo jovem. Baseado no livro de Petit, To Reach the Clouds, que acabou sendo relançado sob o título de Man on Wire.
Coordenação de Comunicação da UNIRIO