Imprimir
Outros Eventos
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM promove, no dia 13 de maio, a I Jornada Brasileirafro, com programação na Unidade Bonsucesso (Av. Paris 72), em homenagem à data da abolição da escravidão no Brasil. O objetivo do evento é estimular o conhecimento sobre a contribuição da cultura afro na cultura do nosso país, mostrando sua influência na vida cotidiana do brasileiro. "Precisamos fazer algo para que as pessoas conheçam e entendam a importância da cultura afro na formação sociocultural brasileira.
Os negros devem orgulhar-se da força e da solidez de sua cultura na história do país", afirma a Profª. Maria Angélica Gabriel, coordenadora de Psicologia da UNISUAM.

A abertura da programação começa às 9h30, com a participação da Prof.ª Helena Theodoro, Vice-presidente do Conselho Estadual do Direito do Negro - RJ. A partir das 10h, acontece mesa redonda sobre Religiões de Matriz Afro-descendente, e às 11h30, o Mestre Calumá comanda um aulão de capoeira no pátio da Instituição.

No turno da tarde, a partir das 13h, o pátio vira um salão de beleza e os interessados podem cuidar dos cabelos afro com taxa de R$10. Às 14h30, haverá debate sobre o filme O Besouro, produção que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 20 a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários.  

A programação do turno da noite terá apresentações culturais a partir das 18h, com apresentação de Capoeira e, às 18h30, dança afro com o Grupo Akoni. Às 19h, acontece mesa redonda com debate sobre a Matriz Afro-descendente e Sociedade Brasileira – Cultura, Danças e Alimentação, no Auditório Amarina Motta.

Às 20h, acontece a abertura da exposição Mulher Negra Mulher, no Centro Cultural UNISUAM. A exposição que tem por objetivo resgatar a auto-estima através de imagens e depoimentos positivos de mulheres negras de diferentes campos. A mostra, que apresenta quadros, pinturas, esculturas e instalações, tem curadoria de Flavio Rocha, fotografias de Ernani Pinho e a participação dos artistas plásticos Nilza Rocha, Almir Horácio e Fátima do Rosário, além da composição de um dos cenários com a vestimenta das Iyabás por Lúcia Nascimento. A exposição ficará aberta ao público até o dia 28 de maio, das 10h às 20h, com entrada gratuita.


SERVIÇO:

I JORNADA BRASILEIRAFRO

Data: 13 de maio
Horário: das 9h30 às 21h
Local: UNISUAM – Av. Paris 72 – Bonsucesso
Tel.: (21) 3882-9797

www.unisuam.edu.br


Exposição Mulher Negra Mulher

Dias: de 13 a 28 de maio
Horário: das 10h às 20h
Curador: Flávio Rocha
Fotografias: Ernani Pinho
Artistas plásticos: Nilza Rocha, Almir Horácio e Fátima do Rosário
Local: CCULT – Centro Cultural da UNISUAM - Av. Paris 72 – Bonsucesso

ENTRADA GRATUITA

Assessoria de Imprensa UNISUAM