Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Estabelecido pelo Sistema das Nações Unidas em 2001 e celebrado no Brasil desde o ano 2005, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é comemorado todo dia 10 de novembro. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), essa data representa uma oportunidade para que se reflita sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor.
Alguns dos objetivos desse dia, de acordo com a Unesco, são fortalecer a consciência pública do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas. Assim como promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico e renovar o compromisso nacional e internacional no uso da ciência em prol da sociedade. Além de enfatizar os desafios enfrentados pela ciência e fomentar o apoio à promoção do desenvolvimento científico.

O Senado Federal participa das comemorações com uma audiência pública no Plenário na próxima quinta-feira, 12, às 9h. O evento é promovido pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Educação, Cultura e Esporte (CE), Serviços de Infraestrutura (CI), Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Neste ano, em comemoração ao Dia Mundial e também ao Ano Internacional da Astronomia (AIA) e aos 40 anos da chegada do homem à Lua, foi lançado o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento de 2009. Participam estudantes do ensino médio de todo o Brasil, que apresentaram trabalhos escritos ou desenhos sobre o tema Nossa presença no cosmos.

A programação em Brasília ainda conta com vídeos informativos, mostra de experimentos, planetário itinerante. Em São Paulo, acontecerão palestras a apresentação de softwares sobre astronomia e ciências atmosféricas.

Confira a programação do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento em Brasília e em São Paulo.

Para mais informações sobre o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Saiba mais sobre a Unesco no Brasil.
 
(Assessoria de Imprensa da Capes)