
As aulas serão quinzenais, sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde, na sede do Campus. Serão oferecidas 33 vagas. O edital indica que graduados em qualquer área podem se habilitar a uma vaga. Concluintes também podem se inscrever para disputar uma vaga, mediante a apresentação de uma Declaração de Provável Formando.
O curso possui três linhas de pesquisa: Desenvolvimento em Regiões de Fronteira; Agronegócios; e Estudos Organizacionais e Interorganizacionais. Essas linhas organizam o curso ao definirem as disciplinas que atendem aos objetivos das pesquisas, que deverão se enquadrar em um desses três eixos.
O interesse que permeia todas as linhas de investigação é o de compreender e antever tendências locais e globais de mercado e perspectivas de desenvolvimento nas regiões de fronteira, de modo a ajudar a definir os caminhos e as atitudes que favorecerão o desenvolvimento regional, aumentar o conhecimento sobre o potencial fronteiriço e estimular a produção de pesquisas atinentes ao tema.
O processo seletivo está definido no edital, em http://cursos.unipampa.edu.br/ cursos/pgdrf/files/2010/11/Edital_147-2010_11.pdf. A coordenação do PPG adianta que além da documentação, os candidatos terão de apresentar uma carta de intenções, na qual vão explicar suas propostas de investigação e como esperam que o curso apoie suas ideias de pesquisa. O andamento do curso pode ser acompanhado através do site da Especialização, em http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pgdrf/.
Assessoria de Comunicação Social - Campus São Borja
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA