Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Fundação Conrado Wessel (FCW)Um dos maiores prêmios nacionais voltados para a ciência e arte, o Prêmio FCW Ciência, Cultura e Medicina, promovido pela Fundação Conrado Wessel (FCW), apresenta os vencedores da 9ª edição. Após a análise das indicações feitas por instituições de ensino e pesquisa de todo o país, os nomes escolhidos pelas comissões julgadoras das três categorias da premiação foram:
Dr. Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor do Instituto Butantan, na categoria Ciência; Dr. Miguel Srougi, professor titular de Urologia da FMUSP, na categoria Medicina; e Paulo Emilio Vanzolini, zoólogo e compositor, na categoria cultura.

O julgamento final para a escolha dos vencedores foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro, por membros das dez instituições parceiras da premiação: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Marinha do Brasil e Fundação Conrado Wessel (FCW).

Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 300 mil, incluindo encargos fiscais. A cerimônia de entrega dos Prêmios FCW de Ciência, Cultura e Medicina será realizada no dia 25 de junho de 2012, na Sala São Paulo.

Prêmio FCW
Promovido anualmente, o Prêmio FCW reuniu, ao longo dos anos, uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados. Em Medicina, já foram premiados Angelita Habr-Gama, Ricardo Pasquini, Fúlvio Pileggi, Ivo Pitanguy, Ricardo Renzo Brentani, Adib Jatene, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora. Em Cultura a homenagem já foi destinada a Nelson Pereira dos Santos, Antônio Nóbrega, Ariano Suassuna, Ruth Rocha, Fábio Lucas, Affonso Ávila, Lya Luft e Ferreira Gullar.

Em Ciência as premiações já foram concedidas a Jairton Dupont, Jérson Lima da Silva, João Fernando Gomes de Oliveira, Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza, Carlos Henrique de Brito Cruz, Isaias Raw, Magno Antonio Patto Ramalho, Luiz Carlos Fazuoli, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre, Aziz Ab'Saber, Philip Martin Fearnside, Aldo da Cunha Rebouças, José Galizia Tundisi, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e Almirante Alberto dos Santos Franco. Também foram contemplados o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas.

FCW
A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio dos Prêmios FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.

A FCW também contribui com cinco entidades indicadas pelo seu instituidor. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente e a Associação Escolar Benjamim Constant. Além disso, outras entidades são selecionadas todos os anos para a doação de cestas natalinas em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo.

(Com informações da FCW)