
No ato da inscrição serão aplicadas provas de matemática e português. As provas não têm caráter eliminatório, mas servirão para apontar o nível de conhecimento do aluno para basear o aprendizado futuro.
Os interessados também devem atender alguns requisitos básicos como ter entre 16 e 18 anos, ensino médio em curso ou concluído, renda (per capita) familiar de meio salário mínimo e residir na zona oeste de São Paulo. Entre os jovens que se enquadrarem no perfil solicitado serão selecionados 15 para compor a nova turma.
O objetivo do curso oferecido pela Eurobike, com duração de 12 meses, é propiciar aos jovens condições necessárias para expressar suas potencialidades e capacitá-los no curso de mecânica, auxiliando no resgate da cidadania e na iniciação profissional.
O curso será ministrado na concessionária BWM Eurobike da Vila Leopoldina e no campus Villa-Lobos/Lapa da UMC, no mesmo bairro. Professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica da universidade ministrarão aulas de matemática, metrologia básica, desenho técnico, materiais de construção mecânica e básico de motores, entre outras.
Também estão envolvidos no projeto professores dos cursos dos núcleos de negócios, ciências humanas e ciências da saúde, que ministrarão aulas nas áreas de legislação, pedagogia, direito e segurança do trabalho, entre outras.
Os tópicos de conhecimentos a serem desenvolvidos durante o curso envolvem 60% comportamental, ou seja, formação social que envolve relação familiar, saúde, auto-estima, motivação, ambiente de trabalho e comunicação, entre outros, e 40% formação técnica (teórica e prática).
O curso é totalmente gratuito e está incluso transporte, uniforme, lanche e material didático de apoio. A Eurobike, posteriormente, também auxiliará os jovens no ingresso ao mercado de trabalho, distribuindo os books dos alunos para clientes, parceiros e colaboradores.
Para mais detalhes sobre a Fundação Projeto Pescar acesse: www.projetopescar.org.br
Sobre a UMC
A Universidade Mogi das Cruzes iniciou suas atividades em 1964 como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e foi reconhecida como Universidade em 1973, sendo a segunda instituição privada do País e a segunda do Estado de São Paulo a ser implantada. Atualmente, conta com cerca de 24 mil alunos e desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em dois campi: o campus da sede, em Mogi das Cruzes, que conta com três unidades, e o campus fora da sede, na Lapa, em São Paulo. A universidade foi avaliada, recentemente, pelo Ministério da Educação (MEC) e obteve nota quatro, em uma escala de zero a cinco, o que a coloca entre as melhores universidades particulares do Estado de São Paulo e a melhor da Região do Alto Tietê.