Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A FAPESP e o BE-Basic Consortium, da Holanda, lançam chamada pública de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. O montante total de recursos disponíveis para as propostas selecionadas é de US$ 2 milhões, igualmente distribuídos entre FAPESP e BE-Basic. As propostas devem ser submetidas até o dia 17 de outubro de 2011.
O BE-Basic Consortium é um consórcio público-privado holandês composto principalmente por universidades holandesas, instituições científicas e empresas que tenham recebido dos ministérios holandeses auxílio à pesquisa dentro do Programa BE-Basic.

Por meio da chamada, as instituições pretendem financiar conjuntamente projetos colaborativos de pesquisa, incluindo – mas não restritivamente – as áreas de “Biologia sintética para os biocombustíveis e produtos químicos bioderivados” e “Sustentabilidade”.

Na primeira, espera-se o desenvolvimento de ferramentas ou geração de conhecimento fundamental relacionados à manipulação de plantas e microrganismos para a produção de biocombustíveis e produtos químicos derivados de biomassa.

A área de “Sustentabilidade” visa, entre outros pontos, ao monitoramento da expansão dos biocombustíveis, novas tecnologias e seus impactos sobre a sustentabilidade.

As propostas devem ser apresentadas, em inglês, somente à FAPESP por pesquisadores vinculados a instituições do Estado de São Paulo. A proposta deve ser única, ou seja, escrita em conjunto pelos pesquisadores parceiros do BE-Basic e do Estado de São Paulo.

As propostas devem ser encaminhadas nos formatos Auxílio à Pesquisa – Regular ou como parte do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Somente serão elegíveis as propostas envolvendo ambas as partes. Cada proposta deve ter um pesquisador responsável na Holanda e um pesquisador responsável no Estado de São Paulo. A proposta precisa descrever o trabalho a ser desenvolvido por cada parte.

Mais informações no texto completo da chamada, em: www.fapesp.br/6509.

Agência FAPESP