Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Natural Environment Research Council (NERC), um dos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês), lançou nova chamada de propostas para apoiar pesquisas internacionais, feitas por pesquisadores do NERC em parceria com cientistas de outros países. A chamada destaca que propostas nos termos do acordo de cooperação entre FAPESP e RCUK são bem-vindas. O acordo tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa cooperativos propostos por pesquisadores britânicos e brasileiros associados.
O objetivo da chamada do NERC, na modalidade International Opportunities Fund, é facilitar a cooperação internacional que esteja alinhada com as prioridades estratégicas do conselho e que possa somar conhecimento em pesquisa ambiental.

O foco da chamada está nos temas: Biodiversidade; Ciência do Sistema Terrestre; Meio Ambiente, Poluição e Saúde Humana; Perigos Naturais; Sistema Climático; Tecnologias; e Uso Sustentável de Recursos Naturais.

O prazo para submissão de declaração de intenção de apresentar propostas vai até o dia 17 de agosto de 2011. As propostas completas serão recebidas até 21 de setembro.

As declarações de intenção e as propostas propriamente ditas deverão ser submetidas diretamente ao NERC por pesquisadores no Reino Unido em associação com colegas pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

O projeto de pesquisa poderá durar até três anos e deverá estar relacionado a um Projeto Temático FAPESP em vigência, já coordenado pelo interessado. Poderá ser solicitado à FAPESP até o equivalente a 150 mil libras.

Os projetos colaborativos apoiados serão do tipo Auxílio à Pesquisa – Regular, incluindo equipamentos, bolsas acadêmicas e outros itens financiáveis, além de incentivar o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em missões de até três meses cada.

Mais informações sobre a chamada: www.nerc.ac.uk/research/international/iof/events/ao2.asp. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Orientações gerais e formulários para a apresentação de propostas aos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido estão disponíveis na página www.fapesp.br/acordos/rcuk.

As propostas devem ser apresentadas pelo pesquisador no Reino Unido. O pesquisador no Estado de São Paulo deve preencher o formulário em www.fapesp.br/chamadas/rcuk/fapesp_rcuk_proposalform.doc.

Primeira chamada

Na chamada lançada no âmbito do International Opportunities Fund do NERC em 2010, seis projetos de pesquisa foram selecionados para receber apoio financeiro totalizando 1,4 milhão de libras. Um deles está vinculado à chamada FAPESP-NERC, publicada em novembro.

O projeto é liderado pelo professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), e pelo professor Gordon McFiggans, da Universidade de Manchester, no lado britânico. O objetivo é estabelecer uma rede de pesquisadores para estudar a composição da atmosfera na Amazônia e sua influência potencial no clima regional e global.

Agência FAPESP