Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma cerimônia simples marcou, na manhã desta terça-feira, dia 10, o 35º aniversário da Biblioteca Universitária da UFSC. Com a participação do reitor Alvaro Toubes Prata, do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva e de vários pró-reitores e diretores, foi servido um bolo aos presentes, incluindo os funcionários e parte dos frequentadores que passavam pelo hall da BU. A diretora da biblioteca, Narcisa de Fátima Amboni, teve uma indisposição e não pode comparecer.
Em seu lugar, quem fez a recepção foi o chefe da Divisão de Assistência ao Usuário, João Oscar do Espírito Santo, que está há 28 anos na instituição. Ele destacou os avanços obtidos pela biblioteca, incluindo as aquisições de e-books e do scanner planetário, e agradeceu o empenho da administração da Universidade em atender às demandas da casa. “Somos referência não mais apenas em livros impressos, mas como marco do conhecimento”, ressaltou.

O pró-reitor de Infraestrutura, João Batista Furtuoso, elogiou os servidores e disse que “a BU alcançou um elevado patamar graças a eles”. Ele lamentou a falta de reposição de pessoal, que afeta toda a Universidade, mas ressaltou os avanços tecnológicos que permitem aos alunos fazer consultas a distância e usar a internet em todos os ambientes da biblioteca. No momento, o prédio passa por um processo de climatização e recebe investimentos em infraestrutura e acervo, com ampliação dos espaços reservados aos usuários e compra de livros com a assessoria de professores.

Finalizando o ato, o reitor Alvaro Prata deu um depoimento pessoal, relembrando do tempo em que, como estudante de mestrado, fez uso intensivo do acervo da Biblioteca Universitária. Ele afirmou estar contente com a possibilidade de suprir o problema de mão de obra com “um dos maiores concursos da história da Universidade”, marcado para este semestre.

Depoimentos de ex-funcionários e estudantes também respaldaram o bom trabalho que a BU vem realizando. Nos dois casos, foi destacado que nunca a biblioteca teve tanto apoio da administração central quanto nesta gestão.

Exposição - Para comemorar os 35 anos, a biblioteca montou uma exposição na sala ao lado do hall, onde aparecem fotos antigas, fôlderes, cartazes, catálogos, revistas, marcadores de página e materiais utilizados em outros períodos da história da casa. Chamam a atenção também as fichas de controle de registro de livros e as fichas de leitores, marcas dos tempos que precederam o advento da informática.